falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Governo do Amapá debate o desenvolvimento sustentável da Amazônia na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Consecti

Governo do Amapá debate o desenvolvimento sustentável da Amazônia na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Consecti

Giro nos estados
18 outubro 2023

Governo do Amapá debate o desenvolvimento sustentável da Amazônia na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A geração de produtos a partir de matéria-prima extraída da Amazônia, aliando uso sustentável e conservação da biodiversidade foi o tema escolhido para abrir a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Governo do Amapá com instituições de pesquisa. A programação, que iniciou na segunda-feira, 16, no auditório do Sebrae-AP, reuniu estudantes, especialistas e empreendedores.

O tema foi abordado pela professora e pesquisadora, Joyce Kelly do Rosário, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que apresentou estudos importantes sobre os desafios de explorar, de forma sustentável, as riquezas amazônicas.

“Atualmente, o extrativismo vegetal é uma das principais maneiras de extrair produtos e matérias-primas da Amazônia sem agredir o meio ambiente, mas a falta de valorização das cadeias produtivas e dificuldades logísticas ainda são obstáculos para tornar essa atividade verdadeiramente sustentável para todas as partes envolvidas”, explicou Joyce.

A 20ª edição segue com várias atividades ao longo da semana que reforçam o valor da inovação para a qualidade de vida das pessoas, popularizando a ciência, provocando o pensamento crítico e estimulando a curiosidade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 20ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Para a Erika Patrícia da Silva, de 19 anos, aluna do 3° ano do ensino médio na Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, no bairro Jardim Felicidade 2, na Zona Norte de Macapá, o evento é um espaço de muito aprendizado, pois está trabalhando um tema fundamental para a sociedade contemporânea.

“Em um mundo com tantos problemas climáticos, eu acho muito importante falar sobre sustentabilidade, pois esse é caminho para conseguirmos o equilíbrio de que tanto o nosso planeta precisa, por isso, pretendo aproveitar bastante toda a programação deste evento para ampliar os meus conhecimentos sobre o assunto e compartilhar com todos que eu conheço”, destacou a jovem.

Na abertura da 20ª Semana, a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) pontuou que o evento deve impactar pessoas de Norte a Sul do estado, pois conta com a participação de toda a Rede Integrada de Pesquisa do Amapá (Ripap).

“Vamos conseguir alcançar muita gente com todas as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, porque esse não é um evento comum. Estamos reunindo as principais instituições de pesquisa do estado para debater o futuro da Amazônia e do Amapá com foco, este ano, no processo de contribuição da pesquisa para o desenvolvimento sustentável e da educação básica”, destacou Edivan Andrade, gestor da Setec.

Além da Setec, a rede integrada é formada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Instituto Federal do Amapá (Ifap).

Em 2023, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem uma programação bem diversificada como Congresso Amapaense de Iniciação Científica (Conaic), minicurso de elaboração de embutidos de pescado, palestra sobre genética aplicada à biotecnologia, mostras de trabalhos científicos premiados, seminário sobre energias renováveis, exposições artísticas/científicas e muito mais.

Fonte: SETEC AP