Governo de AL financia ideias inovadoras com aporte financeiro de R$ 20 mil
Os selecionados para a segunda rodada do Programa Geração do Hoje Serviços (GdH-S) já têm data para começar a colocar em prática suas ideias inovadoras. Após um processo de seleção, 15 ideias foram escolhidas e passarão por mentorias comandadas pelo CEO da Hand Talk, empresa alagoana, Ronaldo Tenório. As aulas começarão no próximo dia 2 de junho e seguem até o dia 11 de julho com capacitações teórico-práticas para maturar seus projetos.
Ao final do processo, as ideias serão apresentadas a uma banca avaliadora (no Demoday) que selecionará, em consenso, os 5 pitches mais inovadores, onde cada um receberá, do Governo de Alagoas, um aporte financeiro no valor de R$ 20 mil para poder investir no seu negócio, criando um ambiente propício ao surgimento de ideias inovadoras, aumentando a competitividade de mercado e fortalecendo as micro e pequenas empresas.
Os selecionados nessa segunda rodada foram: Tentakulus; Soluções em gestão e desenvolvimento da Aquicutura; Graça Master; Elpis; Face Door soluções inteligentes; E – Redutti; Phi criativo realidade aumentada; SOL – Plataforma de Inteligência do Nordeste; DTec – i9; iField – plataforma de serviços de sensoriamento remoto agrícola; GatrôPédia; PrecisouAchou; Fiscal Box; Fertigas e Tutti Revestimentos.
O programa é realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e o Sebrae Alagoas. Para o secretário da Secti, Silvio Bulhões, esse programa representa o primeiro estágio de políticas públicas do Governo em ciência, tecnologia e inovação.
“O GdH-S tem foco em empreendedores alagoanos, com o propósito de incentivar e qualificar ideias inovadoras em seu estágio mais inicial, sendo a primeira etapa no fomento a políticas públicas de CT&I pelo Governo de Alagoas. Depois dela, temos outros programas que formam a trilha completa de fomento, chegando até a fase de aceleração, com empresas mais maduras”, afirmou o secretário.
Primeira rodada
Na primeira rodada do programa, que aconteceu em dezembro do ano passado, quatro startups foram selecionadas, passaram pelo processo de mentoria, receberam o apoio financeiro do Governo e já estão alavancando seus negócios, foram elas: Alpha D, Mulheres Conectadas, Com Paixão e Sirius Ecotech.
Segundo Caroline Monteiro, da startup Alpha D, voltada para independência tecnológica do público 50+, participar do GdH-S foi essencial para a evolução da empresa.
“É o nosso Estado gerando oportunidade para nós. Tivemos capacitações incríveis com os mentores que ajudaram muito a equipe a construir os passos essenciais que precisamos desenvolver para uma startup, além, claro, da premiação que vai possibilitar a continuidade do projeto”, disse Caroline.
Fonte: SECTI AL