falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

Governador do RJ aprova lei que permite instalação de sistema fotovoltaico para geração de eletricidade nas Unidades da FAETEC - Consecti

Governador do RJ aprova lei que permite instalação de sistema fotovoltaico para geração de eletricidade nas Unidades da FAETEC - Consecti

Giro nos estados
27 setembro 2024

Governador do RJ aprova lei que permite instalação de sistema fotovoltaico para geração de eletricidade nas Unidades da FAETEC

As Unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), poderão ganhar sistema fotovoltaico para a geração de eletricidade no Rio de Janeiro. O governador Cláudio Castro sancionou e publicou no Diário Oficial do Executivo desta quinta-feira (19.09), a Lei 10.505/24, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

O projeto de lei sancionado, foi proposto pelos deputados licenciados Anderson Moraes, atual, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e Dr. Deodalto, atual, Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária,  Pesca e Abastecimento, além dos deputados Brazão, Dr. Serginho, Márcio Gualberto, Val Ceasa e Léo Vieira. A proposta complementa a Lei 7.122/15, que criou a Política Estadual de Incentivo ao Uso da Energia Solar.

A medida, alinhada aos objetivos da Secretaria, na Inovação Tecnológica do Estado, modernizará a gestão da FAETEC, trazendo ainda maior segurança energética na prestação dos serviços e até créditos que poderão ser destinados de forma a melhorar a rede pública da respectiva localidade.

O secretário Anderson Moraes, um dos autores da lei, comemorou a aprovação da lei, agradecendo a sanção do Governador Claudio Castro e salientou que os sistemas de geração de energia solar permitem uma redução significativa no custeio dos órgãos públicos, bem como ressaltou o aspecto ambiental: “A instalação das placas nas unidades de ensino da nossa Rede acarretará economia aos cofres públicos e podem ser revertidas às unidades.”
Outro ponto que o Secretário ressaltou é que os alunos da Faetec poderão utilizar desta tecnologia como ferramenta de capacitação em cursos voltados à energia fotovoltaica”, unindo teoria e prática em uma área que está em franca expansão.”
afirmou Anderson Moraes.

Fonte: SECTI RJ