Através do PICTEC, fundação oportuniza a jovens da rede pública contato com a ciência e crescimento pessoal
Por meio de um projeto premiado na FETECMS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), estudantes da Escola Estadual Reynaldo Massi, em Ivinhema, participaram da VI Expedição Científica ao Pantanal (EXPEPAN).
A proposta “Produção de Mudas de Espécies Nativas na Escola” foi desenvolvida por meio do PICTEC (Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado) com investimento da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de MS).
Os alunos Aline Michele Chagas Oliveira (3º ano), Letícia Eduarda Lima Silveira Souza (1º ano), Henrique Grande da Silva (1º ano), Luana dos Santos Angelo da Silva (egressa), Walniéla Façanha Muniz (egressa), junto da professora Marcia Conceição de Souza Silva, foram bolsistas pelo PICTEC entre setembro de 2021 a agosto de 2022. Eles conquistaram o 1º lugar na área de Ciências Biológicas pela categoria FETECMS-Fundect.
“Agradeço imensamente à FUNDECT que, por meio do PICTEC, incentivou a participação dos estudantes na FETECMS e consequentemente a participação na Expedição Científica ao Pantanal. Deixo como mensagem aos professores da REE (Rede Estadual de Ensino) que incentivem seus alunos a participarem da FETECMS, para que os estudantes possam ter a oportunidade de vivenciar o que os meus alunos vivenciaram, memórias que jamais esquecerão. Já os alunos do ensino médio podem participar também do PICTEC, basta ficar atentos aos editais publicados pela FUNDECT”, ressalta a professora Marcia Conceição.
O PICTEC fomenta a ciência e a oportunidade do protagonismo jovem na construção de um futuro melhor. É neste sentido que a intenção do grupo com o projeto está totalmente atrelada aos propósitos do Programa. Além de despertar o senso crítico da comunidade acadêmica em razão da importância e cuidado aos dilemas ambientais da atualidade, os estudantes distribuíram mais de 1.300 mudas diversas para plantio.
A VI EXPEPAN foi realizada de 1º a 04 de fevereiro deste ano. É um evento promovido pela FETECMS, Grupo Arandú e Grupo Minerva, sob coordenação do professor Ivo Leite Filho, também coordenador e pesquisador pela Fundect.
Expedição – A expedição proporcionou diversas atividades para o grupo de pesquisadores: No dia 01 de fevereiro a caravana passou por Piraputanga (distrito de Aquidauana), visitaram a Escola Municipal Antônio Santos Ribeiro. No dia 02 de fevereiro a caravana se dirigiu à cidade de Bonito, pela manhã visitaram a sede do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Já na manhã do dia 03 de fevereiro a caravana visitou as Aldeias Babaçu e Cachoeirinha, em Miranda.
Ainda no final da tarde do dia 03 a caravana se dirigiu à Base de Estudos do Pantanal (BEP) localizada na região do “Passo do Lontra”.
Experiência – A Expedição se encerrou com uma brincadeira de amigo oculto que já é tradição das edições anteriores. A estudante egressa Walniéla Muniz, 17 anos, que cursará Direito na UFPR, disse que foi uma das melhores experiências de sua vida. “Aprendi muito, conheci pessoas e jovens talentosos, aprendi muito sobre a cultura sul-matogrossense e sobre o Pantanal, uma experiência incrível”, explica.
Letícia Souza, 15 anos, estudante do Ensino Médio mencionou que o aprendizado foi importante para seu projeto de Vida “estou feliz de ter participado, foi uma experiência maravilhosa, volto com novos conhecimentos, novos ideais, novas visões de futuro, sempre incentivo meus colegas a participar do FETEC “, finaliza.
Fonte: Fundect MS