falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

Finep Day lotou auditório da Uefs para apresentar oportunidades de financiamentos na Bahia - Consecti

Finep Day lotou auditório da Uefs para apresentar oportunidades de financiamentos na Bahia - Consecti

Giro nos estados
02 agosto 2024

Finep Day lotou auditório da Uefs para apresentar oportunidades de financiamentos na Bahia

O Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) ficou lotado na tarde desta quarta-feira (24) em mais uma edição do Finep Day, a primeira realizada em uma cidade do interior da Bahia. O encontro para fomento da inovação no Brasil reuniu mais de 500 empreendedores, pesquisadores, cientistas, professores e demais membros da comunidade universitária para apresentar e divulgar oportunidades de financiamento disponíveis para empresas de todos os portes e instituições de pesquisa, que podem captar recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis. A Uefs participou da organização do evento através do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT).

Com o objetivo de contribuir para o crescimento de empresas inovadoras, fomento do ecossistema de inovação e impulsionamento do desenvolvimento local, o encontro também celebrou o aniversário de 48 anos da Uefs e os 57 anos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). ”Nós temos a produção de conhecimento em ciência e tecnologia. Temos projetos em todas as áreas do conhecimento e nosso papel é fazer tudo que for necessário para servir o nosso estado. Espero que o Finep Day seja a materialização de muitos sonhos. Sonhos que podem transformar a vida de muita gente”, afirmou a reitora da Uefs, Amali Mussi.

Representantes de universidades, institutos, instituições públicas e privadas, empresas, do Governo do Estado, como os secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, e de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, e da Prefeitura Municipal de Feira de Santana participaram do evento. A deputada estadual Olívia Santana, que é presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa da Bahia, também marcou presença. O Finep Day foi uma oportunidade para aproximar todos os setores do edital de financiamento Finep Mais Inovação e dos programas Mulheres Inovadoras, Inovacred e Tecnova III BA. São mais de R$ 50 bilhões de recursos disponíveis para pesquisa, desenvolvimento e inovação até 2026.

Os recursos administrados pela Finep foram apresentados pelo presidente da instituição, Celso Pansera, e por diretores da instituição. ”Nós temos o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, para financiar a ciência, que se a gente gastar ou não durante o ano ele acumula para o ano seguinte. Isso é importante porque tende a mudar a realidade do financiamento da ciência brasileira”, explicou Celso Pansera. A apresentação dos gestores da financiadora ainda contou com orientações para empresas e instituições acessarem os recursos, como submeter projetos e as explicações sobre as chamadas não-reembolsáveis e reembolsáveis. A apresentação pode ser acessada através do canal no YouTube da TV Olhos D’Água no endereço https://www.youtube.com/@tvuefsba.

Investimentos para a Uefs e parcerias entre instituições

Durante o Finep Day, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, anunciou que será montado na Uefs um Centro de Referência para a Bioeconomia do Estado da Bahia. ”A partir da biodiversidade, especialmente do semiárido, a gente vai desenvolver fármacos, óleos essenciais para cosméticos e gastronomia. É nessa agroindústria que nasce da agricultura familiar e com base no nosso recurso natural do semiárido que a gente quer investir e é para isso que serve a universidade, para dar apoio nesse processo”, explicou o secretário. O investimento será de R$ 10 milhões.

Ainda na tarde desta quarta-feira (24) foi assinado um acordo de cooperação técnica de compromisso das secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte com a Finep para execução do programa Finep Inovacred. A parceria inclui a difusão das linhas de crédito para empreendedores inseridos na Bahia e para prestação de apoio técnico na elaboração de projetos de inovação passíveis de financiamento. Um escritório dentro do Parque Tecnológico para ajudar interessados em apresentar projetos à Finep também foi anunciado.

Fonte: SECTI BA