falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Ferramenta de conectividade internacional é aportada na Fapeal - Consecti

Giro nos estados
17 maio 2023

Ferramenta de conectividade internacional é aportada na Fapeal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas agora dispõe de um serviço mundial de conectividade, a ferramenta Eduroam. Disponibilizada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que em Alagoas mantem um Ponto de Presença (POP/AL) na Fapeal, a estrutura permite fornecer um link de internet seguro e eficiente para acadêmicos, pesquisadores e clientes da plataforma.

A estrutura aportada na Fapeal, inicialmente havia sido instalada no ano de 2016, porém alguns problemas técnicos impossibilitaram a sua continuidade. Agora a sua efetivação foi retomada em conjunto com a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), um complexo amplo de serviços que incluem o Eduroam, entre outras iniciativas tecnológicas da rede.

Atualmente o recurso de internet está presente em mais de 2.300 pontos de acesso no Brasil e outros milhares em cerca de 90 países. O objetivo central é possibilitar que os acadêmicos ligados a instituições clientes da RNP sejam beneficiados com o Eduroam, permitindo um compartilhamento acessível à conexão.

“A gente implantou o Eduroam aqui na Fapeal, como ele está conectado a todas as instituições que tem a ferramenta, isso é uma rede, então se você for para a Ufal (Universidade Federal de Alagoas) e estiver cadastrado na ferramenta, você vai se conectar automaticamente a internet sem precisar pedir senha para ninguém”, explicou o Analista de Infraestrutura e Redes da Fapeal, Felipe Alves.

Após realizarem o cadastro do serviço, quando os usuários observarem a rede Eduroam na instituição, eles poderão se conectar de forma facilitada a internet. A conexão estará ativa quando eles inserirem o seu usuário e senha da ferramenta da rede. Também é possível baixar o recurso ‘assistente de configuração do Eduroam disponível para Android e IOS e se logarainda mais rapidamente a estrutura.

“Os locais de acesso são as universidades e instituições que estão interligadas a RNP, e que fizeram a adesão ao Eduroam, neste momento aqui na Fapeal nós estamos iniciando o processo de adesões que são os cadastros dos usuários”, frisou a colaboradora da Gerência Executiva de Tecnologia da Informação (GETI) da Fapeal, Luanna Melo.

Segundo o analista de infraestrutura e redes, Felipe Alves, serão criadas uma base de logins de cadastro de usuários, a equipe da Fapeal e do POP/AL entrará em contato com a RNP, receberá o protocolo para implementar a adesão ao serviço e seguirá os manuais que orientam a instituição a aderir o recurso. Assim o setor técnico finalizará as ações configurando a ferramenta e conectando a base de usuários da instituição à RNP.

Quem pode acessar e quais são os pontos

Fonte: Pexels Brett Sayles

Para os acadêmicos e curiosos que desejam saber onde podem se conectar, os pontos de acesso estão disponíveis no site da Eduroam, e o de Alagoas constará em breve no portal. Atualmente a região possui espaços de conexão nas universidades públicas e federal, na Fapeal e no Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT). “Então ela fornece para alunos, pesquisadores e parceiros acesso fácil e seguro a rede. O intuito é você se conectar a esse serviço em qualquer instituição de ensino e pesquisa que você for”, completou o Analista de Redes.

Quem pode ser beneficiado com o serviço são os usuários de instituições parceiras e clientes da RNP, então não somente a Fapeal, os pesquisadores e estudantes podem utilizá-la, bem como outras secretárias e órgãos do Governo de Alagoas também.

“Até porque para fazer parte da lista de clientes da RNP tem que atender a alguns requisitos. Quando você ingressa na rede você já foi aprovado e tem adesão total a todos os serviços que ela disponibiliza”, frisa Alves.

Hoje o POP/AL conta com 38 clientes, logo se eles desejarem realizar a adesão poderão desfrutar da conexão em todos os pontos que tiverem acesso à ferramenta. O mais relevante é que o Eduroam não se limita ao estado, é possível viajar todo o mundo e procurar pelos milhares de pontos de acesso para se beneficiar de uma internet robusta e acessível.

Fonte: Fapeal