Fapitec/SE entrega honrarias do XII Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica
O Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica, que nasceu com o propósito de homenagear os agentes que contribuem diretamente para o cenário de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no estado de Sergipe, teve a sua 12° edição realizada na manhã desta segunda-feira, 26, e reuniu pesquisadores, estudantes, professores, empreendedores, comunicadores, autoridades e público externo para a concessão de honrarias. O prêmio, que foi sediado no auditório do Complexo do Desenvolvimento Econômico de Sergipe, é uma iniciativa do Governo de Sergipe, e conta com o intermédio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
Esta edição premiou cinco categorias e contou com 19 premiados. O presidente da Fapitec/Se, Alex Garcez, destacou que a premiação se firma como um evento de grande importância para Sergipe, com diversas pesquisas relevantes. “Essa premiação não só reconhece o trabalho árduo dos nossos pesquisadores, mas também incentiva a continuidade e o avanço da ciência em nosso estado. O Prêmio João Ribeiro já se consolidou como um marco no cenário científico sergipano, destacando pesquisas que trazem impactos significativos para a sociedade”, enfatizou Alex.
O papel da Fapitec/SE foi evidenciado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa. “A Fundação tem se destacado pelo lançamento de editais significativos, trilhando um caminho de fomento para essas pesquisas. O trabalho da equipe reflete isso, com a publicação de editais importantes para o futuro da sociedade. O apoio do Governo do Estado e da Sedetec permite oferecer as condições necessárias para que pesquisadores e alunos, que antes não tinham essa oportunidade, possam agora realizar suas pesquisas e estudos”, declarou.
Já o senador da república Laércio Oliveira, elogiou o trabalho da Fundação nos últimos anos. “Falar de ciência, tecnologia e inovação leva a nossa mente a refletir sobre futuro e resultados. Parabéns à Fapitec/SE por reconhecer os homens e mulheres que fazem a história de Sergipe. Resgatar João Ribeiro para premiar talentos sergipanos é destacar memórias de grande valor para nosso estado. A Fapitec/SE, hoje, tem projetos que se comunicam com a realidade do nosso estado, reconhecendo as vocações de cada região. Esse pensamento colabora para fazer de Sergipe um estado cada vez mais próspero”, discursou.
Homenageados
Mantendo a tradição de edições anteriores, a premiação contou com um momento de homenagens às instituições parceiras com a entrega de troféus. As organizações homenageadas foram a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Instituto Tecnológico de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Um dos homenageados foi o presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, que agradeceu a honraria concedida pela Fundação. “Recebi este prêmio com grande satisfação. Tive a oportunidade de ser gestor da Fapitec/SE e conheço bem a realidade e o trabalho desenvolvido pela equipe do órgão. Portanto, foi uma honra muito grande. Atualmente, estou representando a Codise, e quero parabenizar todo o corpo diretivo da Fundação, um órgão fundamental para Sergipe”, disse.
Premiados
Neste ano, os pesquisadores Leandro Bacci e Luiz Carlos de Santana Ribeiro foram contemplados na categoria Pesquisador Destaque. Juliana Cordeiro e José Ricardo de Santana foram premiados na categoria Pesquisador Inovador. Francismayne Batista Santana, José Manoel Siqueira da Silva e José Adão Carvalho Nascimento Júnior foram contemplados na subcategoria Pós-Graduação. Já Fábio Feitosa Silva Junior, Carine Serafim da Cunha Silva e Nathan Santos Oliveira receberam prêmios na subcategoria Iniciação C&T. Eduarda Gois de Jesus, Ellen Santos Guimarães e Magna Kelly Barbosa dos Santos representaram a subcategoria Cientista Júnior.
Ainda, na categoria Profissional da Comunicação, Josafá Bonifácio da Silva Neto, Clayton Cordeiro Cavalcante e Jefferson dos Santos foram os vencedores. Mario Jirlanio Guilherme Santos, Patrícia Severino e Felipe Hermínio Oliveira Souza foram os contemplados na categoria Empresa Inovadora.
“A importância de receber um prêmio como este é dar visibilidade à ciência e aos cientistas. Juntamente com colegas jornalistas, nosso papel é assegurar que essas inovações e tudo o que acontece no campo da ciência chegue à sociedade, para que ela possa usufruir desse conhecimento. Sergipe tem uma infinidade de boas iniciativas. O pesquisador precisa sair da zona de conforto e inovar na forma de fazer, para inspirar novas ideias”, afirmou a pesquisadora Juliana Cordeiro, em nome de todos os premiados desta edição.
Fonte: SEDETEC SE