falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

Fapern fomenta pesquisa sobre gestão de resíduos sólidos - Consecti

Giro nos estados
07 janeiro 2025

Fapern fomenta pesquisa sobre gestão de resíduos sólidos

A gestão de resíduos sólidos na Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró é tema de um documentário recém-lançado pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES/UERN). A produção audiovisual, financiada pela Fapern em parceria com a CAPES, é fruto do trabalho do Grupo de Estudos em Ciências Ambientais do Semiárido (GECIAMS), coordenado pelo professor Dr. Jorge Luis de Oliveira Pinto Filho.

O evento de lançamento ocorreu no dia 12 de dezembro, no Campus de Pau dos Ferros da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O produto audiovisual também foi apresentado no dia 17 de dezembro, na cidade de Luís Gomes, na Câmara Municipal, com o apoio do IGARN e da Prefeitura de Luís Gomes. Na ocasião, entrou em debate a importância de preservar as nascentes dos rios, especialmente para evitar a poluição proveniente do destino inadequado do lixo.

O documentário reúne dados científicos, imagens e relatos que evidenciam os problemas causados pela má gestão de resíduos sólidos na região e propõe soluções sustentáveis baseadas nas pesquisas realizadas no Semiárido potiguar.

“O Grupo de Estudos em Ciências Ambientais do Semiárido tem produzido resultados significativos sobre a gestão de resíduos sólidos, compartilhados com a comunidade científica por meio de publicações e eventos. Para tornar esses resultados acessíveis ao público em geral, o grupo decidiu criar este documentário.

“O projeto envolveu uma colaboração entre diversas instituições, incluindo a UFERSA, a UERN e a FAPERN. O documentário visa popularizar a ciência e sensibilizar a sociedade sobre a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos”, ressalta o professor Dr. Jorge Luis.

O diretor-científico da Fapern, Ricardo Melo, enfatiza a importância do apoio da Fundação ao projeto de pesquisa. “O apoio da Fapern tem sido fundamental para fortalecer grupos de pesquisa e fomentar estudos que contribuam diretamente para o desenvolvimento sustentável do estado. Iniciativas como o suporte ao grupo de estudos em Ciências Ambientais do Semiárido reforçam o compromisso da Fapern em promover ações estratégicas que impactem positivamente tanto a sociedade quanto o meio ambiente.”

Fonte: FAPERN