FAPERN celebra 19 anos de amparo à ciência, tecnologia e inovação do RN
Com a missão de apoiar e fomentar a realização da pesquisa científica, tecnológica e de inovação para o desenvolvimento humano, social e econômico do Estado, a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN) celebra, nesta segunda-feira (14), 19 anos de existência.
Desde a sua criação, em 14 de novembro de 2003, a FAPERN carrega consigo a premissa de investir em ciência e tecnologia para desenvolver o Rio Grande do Norte, principalmente, na esfera econômica. Essa declaração foi feita pelo primeiro diretor-presidente da FAPERN, professor Lacerda Felipe (2003-2007), destacando ainda que a FAPERN nasceu com o intuito de ser um elo operativo da política de C&T no Estado.
Ao longo desses 19 anos, a FAPERN construiu uma trajetória baseada em credibilidade, dedicação e inovação na gestão pública. Apesar de algumas dificuldades encontradas durante o percurso, a Fundação se manteve firme e, agora, segue crescendo e se fortalecendo como órgão financiador de pesquisas que são essenciais para o Estado.
A FAPERN caminha lado a lado com as Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI’s) do Rio Grande do Norte e dialoga sobre as melhorias da ciência potiguar. Em 2022, com apoio da governadora Fátima Bezerra, a Fundação, em articulação com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), criou a Política Estadual do Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação do RN, conhecido popularmente como o Marco Legal da CT&I, uma das maiores conquistas da ciência norte-rio-grandense.
Os servidores que preenchem ou já preencheram o quadro de colaboradores da FAPERN são os responsáveis pela Fundação ser tão atuante no Rio Grande do Norte. Por esse motivo, fazem parte dessa trajetória brilhante e colaboram com seus conhecimentos e habilidades.
Essa FAPERN forte e inovadora, que busca levar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação para além da capital potiguar, é a Fundação que trabalha, há 19 anos, por um Rio Grande do Norte desenvolvido, com uma gestão baseada na ciência do Estado.
Fonte: Fapern