falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

Fapepi reforça parceria com Instituto Federal durante o evento IFPI Faz Ciências - Consecti

Fapepi reforça parceria com Instituto Federal durante o evento IFPI Faz Ciências - Consecti

Giro nos estados
29 novembro 2024

Fapepi reforça parceria com Instituto Federal durante o evento IFPI Faz Ciências

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) marcou presença no evento IFPI Faz Ciências, realizado na noite da última terça-feira (26). O encontro, promovido pelo Instituto Federal do Piauí (Ifpi), celebrou a ciência, tecnologia e inovação como pilares do desenvolvimento regional. Representando a Fapepi, o presidente da fundação, professor João Xavier, destacou a relevância das parcerias entre as instituições e apresentou avanços nos programas de apoio à pesquisa e eventos científicos no estado.

Em seu discurso, João Xavier enfatizou a colaboração estratégica com o IFPI, citando como exemplo o projeto de Arranjo Produtivo Local (APL) da Opala, executado em Pedro II. “Quero dizer que nós temos parcerias muito importantes com o Instituto Federal, quero citar uma rapidamente que é o Arranjo Produtivo Local da Opala que estamos executando em parceria com o IFPI em Pedro II”, pontuou.

Além disso, Xavier ressaltou o impacto do Edital de Eventos 2024, que apoiou 111 eventos científicos em todos os territórios do estado, marcando um recorde histórico para a fundação. Ele ainda anunciou novos planos para 2025: “Acredito que em janeiro estaremos lançando um edital que vai atingir um público muito maior e percorrer todos os territórios de desenvolvimento do nosso estado.”

O IFPI Faz Ciências reuniu pesquisadores, estudantes e gestores de diversas áreas, reforçando o papel do IFPI e da Fapepi como promotores do conhecimento científico e da inovação no Piauí. As parcerias destacadas durante o evento, como o APL da opala, são exemplos do compromisso das instituições com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social no estado.

Com a perspectiva de novos editais e maior abrangência em 2025, a Fapepi reafirma seu papel como articuladora do avanço científico e tecnológico no Piauí. “Nosso objetivo é não só apoiar a ciência, mas também garantir que ela chegue a todos os cantos do estado, promovendo mudanças reais na vida das pessoas”, concluiu Xavier.

Fonte: Fapepi