Fapepi e CNPq discutem fortalecimento da ciência e inovação no Piauí durante encontro em Brasília
Em Brasília, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), professor João Xavier, esteve reunido com o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, para discutir iniciativas de fortalecimento da ciência e inovação no estado. Durante o encontro, a Fapepi reafirmou seu compromisso com o apoio aos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), entre eles o INCT de Polissacarídeos e o Instituto Nacional de Plantas do Semiárido (Inapas), ambos de grande relevância para o desenvolvimento científico da região.
O presidente da Fapepi destacou que a Fundação está comprometida em apoiar os INCTs que contemplem o estado do Piauí nas chamadas do CNPq, garantindo recursos e suporte para projetos de pesquisa de alto impacto. O objetivo é consolidar o Piauí como um polo de inovação e pesquisa científica com a potencialização de áreas estratégicas que beneficiem diretamente a população piauiense.
Além de João Xavier e Ricardo Galvão, a reunião contou com a presença do gerente técnico-científico da Fapepi, Ciro Sá e a consultora Rizalva Cardoso, também participou do encontro, a diretora do CNPq, Dalila Oliveira. Juntos, reforçaram a importância de uma parceria sólida entre Fapepi e CNPq para impulsionar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico no Piauí.
A parceria entre as instituições promete gerar novos investimentos e oportunidades para a comunidade científica piauiense, promovendo a inovação e contribuindo para o desenvolvimento cientifico, tecnológico e sustentável do estado.
21° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
Ainda durante sua agenda em Brasília, professor João Xavier também prestigiou a programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece entre os dias 05 e 10 de novembro. O evento vai reunir dezenas de pesquisadores, estudantes e autoridades de diversas regiões do Brasil. O presidente da Fapepi destacou a importância da participação do estado em eventos nacionais que promovem a ciência e a tecnologia, fortalecendo a visibilidade do Piauí no cenário nacional.
Na oportunidade, o presidente visitou o estande do Instituto Federal do Piauí (Ifpi) e ressaltou a relevância da instituição para a formação de profissionais qualificados e a execução de projetos de pesquisa e extensão no estado.
Fonte: FAPEPI