FAPEMA em parceria com Emap e Grupo Mateus lançam edital Jovem Tech para formação de jovens na área de TI
Com o objetivo de qualificar e garantir mais oportunidades profissionais aos jovens maranhenses, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (Fapema) firmou parceria no Programa de Formação de Profissionais em Inovação e Tecnologia – Jovem Tech. A iniciativa do Governo do Estado conta ainda com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e participação do Grupo Mateus. O presidente da fundação, Nordman Wall, destacou a inciativa, lançada pelo governador Carlos Brandão, nesta segunda-feira (30), no Palácio dos Leões, como uma grande oportunidade para avanço na oferta de formações na área tecnológica, a este segmento.
“É um dia histórico para a formação profissional de jovens, com o lançamento do Jovem Tech. Ele receberá para se dedicar, integralmente, neste projeto. Vamos qualificar talentos para atender demanda de nosso mercado, na área de inovação tecnológica, formando programadores, expertise que poucos têm. Não tenho dúvidas que ampliaremos essa iniciativa tão importante para os jovens maranhenses”, pontuou o governador Carlos Brandão
O Jovem Tech tem a proposta de promover oportunidades de desenvolvimento de habilidades técnicas dos jovens para atuarem no mercado, área da tecnologia, em programação de computadores. O programa é voltado para jovens de 18 a 29 anos, que tenham concluído o ensino médio entre os anos de 2019 e 2023, em escola pública, que receberão, durante seis meses, bolsa de R$ 1,5 mil, durante seis meses.
“É um importante passo do Governo do Estado, fruto da sensibilidade do governador Carlos Brandão, sabendo desta demanda necessária para o Maranhão e que precisa ser atendida. As empresas maranhenses buscam profissionais capacitados na área da tecnologia e não conseguem suprir a demanda. Com o Joven Tech, o Maranhão terá jovens especializados e com possibilidades reais de serem aproveitados neste amplo mercado”, pontuou o presidente da FAPEMA, Nordman Wall.
O presidente da Emap, Gilberto Lins, destacou que, “o Jovem Tech busca desenvolver a área tecnológica do Maranhão com formações em áreas onde a demanda é grande e a oferta é pouca” e “o Grupo Mateus, com toda sua expertise, nos propôs essa parceria e, por meio do programa Porto do Futuro, ampliamos esse escopo e vamos promover essa integração do Governo, sociedade e iniciativa privada”.
Para o presidente do Grupo Mateus, Ilson Mateus Rodrigues, “a parceria é de muita importância, pois, assim como o nosso grupo, há outras empresas que possuem grande demanda por profissionais na área de tecnologia e, essa formação de pessoas, com foco nos jovens, teremos novos talentos com amplo conhecimento nesta área”.
INSCRIÇÕES
Interessados podem se inscrever para o programa Jovem Tech, até dia 12 de novembro. O edital completo está disponível no site da FAPEMA – www.fapema.br.
Fonte: FAPEMA