falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Estudantes conhecem estrutura e serviços oferecidos na área do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia durante o Sergipe é Aqui - Consecti

Estudantes conhecem estrutura e serviços oferecidos na área do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia durante o Sergipe é Aqui - Consecti

Giro nos estados
29 agosto 2023

Estudantes conhecem estrutura e serviços oferecidos na área do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia durante o Sergipe é Aqui

O ‘Sergipe é Aqui’ é uma oportunidade da população conhecer e usufruir de serviços que são realizados pela administração estadual, que muitas vezes os cidadãos do interior não têm acesso. Na 10ª edição, realizada em Capela, os estudantes da  Escola Municipal Major Honorino Leal puderam acompanhar e entender algumas atividades que são desenvolvidas pelos órgãos vinculados à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), como distribuição de mudas, análises de solo e água, produção de Hidrogênio Verde, entre outros.

Um dos serviços expostos no estande da Sedetec foi a ação de metrologia na área da qualidade, que fazem parte da campanha ‘Casa Segura’, onde técnicos do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), levaram para demonstração produtos como panela, liquidificador, cadeira, escada, adaptador, entre outros. Durante a explicação, Erick Andrade, aluno do 6º ano, contou que passará os aprendizados adiante.

“É muito importante porque se eu for comprar alguma coisa, não posso ir somente pela aparência, preciso olhar a qualidade. É essencial levar esse conhecimento para minha família ter atenção e cuidado com isso”, disse. Cláudia Lavínia Melo, da mesma turma de Erick, também falou sobre a importância de conhecer mais sobre o assunto. “Aprendi com o que devemos tomar cuidado e sobre o que acontece nos laboratórios e entre outras coisas. É bem importante porque se a gente comprar um produto que não tenha esse selo [do Inmetro], pode ser que não seja confiável”, afirmou.

O serviço de análises de solo, disponibilizado pelo ITPS, também foi apresentado em Capela. O químico do Instituto, Guilherme Santana de Souza, foi o responsável por explicar para os agricultores da cidade sobre a relevância das análises. “Para que agricultor tenha uma produção plena em quantidade e qualidade, é necessário que o solo seja fértil. Portanto o laboratório de solos analisa a fertilidade dos solos, identificando os nutrientes presentes e ausentes, e dando a esse cliente uma recomendação de adubação, para que ele seja corrigido”, detalhou.

Outras ações 

Estudantes e cidadãos capelenses conheceram também como é realizada a produção de Hidrogênio Verde e viram como é feita a impressão 3D em tempo real, através de ação do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec). Na oportunidade, a instituição também distribuiu mudas de ipês roxo, amarelo e branco, que são produzidas na Biofábrica de Mudas, existente no Parque. Já a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), levou informações sobre prospecção de novos negócios até os cidadãos de Capela.

A Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) informou sobre andamento de processos, como também abertura, alteração e baixa de empresas, além de disponibilizar a emissão de 50 certidões on-line. Já a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) orientou estudantes e cidadãos quanto aos editais vigentes.

A assessora técnica da Sedetec, Jussara Santana Alves, destacou a importância do contato dos estudantes com as ações desenvolvidas pela Sedetec e suas vinculadas. “Esses jovens têm a oportunidade de ter contato com a ciência mais de perto, conhecem possibilidades de novas profissões no futuro, se instigam também para a pesquisa, a ciência e a tecnologia, e também entendem a questão do desenvolvimento econômico das empresas.  Isso gera para eles um conhecimento maior”, pontuou.

Fonte: SEDETEC SE