Estão abertas as inscrições para a Primeira Maratona Aeroespacial em Pernambuco
Estão abertas as inscrições para a 1ª Maratona Aeroespacial. Este evento marca a celebração do bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos e também aponta para um futuro promissor de cooperação entre o Governo de Pernambuco e o país norte-americano, onde a ciência e a tecnologia são pilares fundamentais. Com o tema “Lunar Living: inovações para a colonização e habitação na lua”, a 1ª Maratona Aeroespacial destaca a importância das inovações científicas e tecnológicas necessárias para transformar a habitação lunar em realidade. Os interessados deverão preencher este formulário até o dia 02 de agosto. A participação na jornada será gratuita.
A maratona sobre ciências aeroespaciais simboliza o compromisso de promover o conhecimento e a colaboração científica, além de reforçar os laços culturais e educacionais entre Pernambuco e os EUA. Poderão participar da competição estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio Integrado das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). Cada ETE poderá inscrever um projeto com uma equipe de até cinco estudantes, não sendo aceitas inscrições de equipes com menos de três estudantes. Todos os grupos deverão indicar, no ato da inscrição, um estudante líder e um professor formador.
Os grupos participantes deverão apresentar ideias com soluções científicas e tecnológicas voltadas para as ciências aeroespaciais. As propostas desenvolvidas podem incluir, por exemplo, inovações em aprimoramento de sistemas de comunicação interplanetária; tecnologias que aumentem a segurança e a sustentabilidade das operações aeroespaciais; geração de energia sustentável; tecnologias de transporte; sistemas de suporte à vida; entre outras. As propostas serão analisadas por uma Comissão Avaliadora composta por cinco especialistas, entre elas a pernambucana e Engenheira da NASA Gigi Lucena e a Astronauta e influenciadora digital Lorrane Olivlet.
A maratona será dividida em três etapas: a primeira é a fase de inscrição, seguida pela pré-seleção das dez equipes participantes da etapa II e a última fase de apresentação das cinco equipes finalistas. A etapa final contará com a participação da Comissão Avaliadora, representantes do Governo do Estado de Pernambuco e do Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife.
A equipe vencedora da 1ª Maratona Aeroespacial terá como prêmio a participação presencial na Space Week Nordeste 2024, um evento que une a indústria e o meio acadêmico em uma jornada de descobertas e inovações no setor aeroespacial. O evento acontecerá entre os dias 16 e 22 de Setembro, em São Luiz do Maranhão. A equipe pernambucana terá todos os custos cobertos pelos organizadores da Maratona.
A 1ª Maratona Aeroespacial está sendo realizada pela Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (SAESPRI), Secretaria de Educação e Esportes (SEE), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife.
Fonte: SECTI PE