Escolas do Amazonas que receberam conexão de Internet da Starlink já são atendidas pelo Gesac - Consecti
Escolas do Amazonas que receberam conexão de Internet da Starlink já são atendidas pelo Gesac - Consecti
falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
Giro nos estados
Giro nos estados
27 setembro 2022
Escolas do Amazonas que receberam conexão de Internet da Starlink já são atendidas pelo Gesac
As três escolas no Amazonas conectadas pela empresa de satélites de baixa órbita (LEO) Starlink, anunciadas pelo ministro das Comunicações Fábio Faria na semana passada no Seminário 5G.BR, que aconteceu em Manaus, já possuem conexão de Internet. O acesso vem pelo programa Wi-Fi Brasil – ou seja, o Gesac, que utiliza a capacidade do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação (SGDC) da Telebras e que é operado pela Viasat – desde meados de 2019.
Uma pesquisa feita por TELETIME mostra, por exemplo, que a escola Antônio Ferreira Guedes, localizada na área rural do município de Careiro da Várzea (AM), possui conexão do Wi-Fi Brasil desde agosto de 2019. O mesmo vale para as escolas Januário Santana e Nossa Senhora do Rosário, localizadas na zona rural do município de Manacapuru (AM), conectadas pelo Gesac alguns meses antes, na fase inicial da implantação dos pontos pela Telebrás. Durante o anúncio, o ministro não mencionou o fato e também não explicou o porquê dessas escolas, que já possuem conexão à internet, serem as beneficiadas com a conexão da Star Link. Em ocasiões anteriores, Fábio Faria disse que a parceria com a Starlink visaria conectar escolas não conectadas.
Proteção de dados Pessoais: O site Consecti utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência e desempenho de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você aceita estas condições.