‘É uma oportunidade de construir pontes’, diz o professor durante o 3º Estágio Amazônico do Governo do Amapá
Dando continuidade à 3ª edição do Estágio Amazônico de Português Língua Estrangeira do Governo do Amapá, professores franceses participaram nesta terça-feira, 12, de oficinas, mesas de debate e minicursos no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Macapá. A programação do segundo dia de intercâmbio contou com oficina e debate sobre educação inclusiva e educação bilíngue, plurilinguismo e interculturalidade.
Os professores guianenses participaram, ainda, de um minicurso sobre metodologias e práticas de ensino de português como língua materna e adicional. Eles também ouviram relatos de experiências relacionados ao tema, com o professor Fernando Fernandes, da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), que destacou a relevância desse intercâmbio para o fortalecimento das práticas de ensino inclusivas.
“A importância é muito maior do que podemos imaginar. Essa troca de experiências e saberes entre professores brasileiros e estrangeiros evidencia que enfrentamos os mesmos momentos e desafios. É uma oportunidade de construir pontes e nos conectarmos com esses profissionais, aprendendo mutuamente. Isso nos prepara para atuar de forma colaborativa, especialmente no ensino de línguas para pessoas com necessidades específicas”, afirmou Fernandes.
A iniciativa do Governo do Amapá visa aprimorar a formação continuada de professores por meio do Estágio Amazônico, com atividades científicas, culturais e visitas ao sistema educacional local, proporcionando aos guianenses uma imersão na 3ª edição do programa.
Fonte: Notícias do Estado do Amapá