Detran-DF adota Inteligência Artificial para reduzir erros em autuações
No último mês de outubro a Nutanix realizou seu evento anual, o Nutanix Next on tour, que compartilhou os principais cases de sucesso da empresa no ano 2024. Durante o evento Luiz Ferreira, Coordenador de infraestrutura e segurança do DETRAN-DF, falou a respeito de como o órgão tem utilizado a tecnologia ao seu favor, e quais foram os principais desafios ao longo desse processo.
Ferreira destacou os desafios enfrentados pelo órgão no acesso e gestão de informações legais. “Quem cria a legislação de trânsito não são os departamentos de trânsito, mas o Senatran, que já tem mais de 400 resoluções. Como um servidor vai saber tudo isso? Normalmente, quem detém esse conhecimento são pessoas com décadas de experiência no órgão. Nosso trabalho é facilitar o acesso a essas informações para que os servidores possam atuar de forma mais eficiente”, explicou.
Uma das iniciativas envolve a implementação de ferramentas que acelerem processos internos, como a análise de recursos de multas. “Hoje, quem analisa recursos são servidores que precisam consultar legislações específicas. Automatizar isso com inteligência artificial pode agilizar o retorno ao cidadão, tornando o serviço mais célere e eficiente.”
Além disso, o coordenador ressaltou o papel da IA na redução de erros em sistemas de fiscalização. “Empresas terceirizadas instalam radares, mas erros acontecem, como autuações equivocadas que acabam judicializadas. Utilizar IA e visão computacional para conferir essas leituras evitaria muitos problemas, tanto para os cidadãos quanto para o órgão.”
A importância da segurança de dados
Uma das principais questões negativas vinculadas a Inteligência Artificial Generativa foram referentes a proteção de dados. Ferreira concluiu destacando a importância da gestão e da conscientização interna no uso de tecnologia. “Não adianta implementar IA sem normas internas e formação tecnológica dos colaboradores. Se não houver cuidado, dados sensíveis podem ser expostos. Nosso foco é criar políticas claras e capacitar as pessoas, porque segurança é uma jornada, não um atalho.”
Leandro Lopes, diretor de engenharia da Nutanix para a América Latina, destacou de que maneira a empresa tem trabalhado para a segurança de dados. “Temos ferramentas que funcionam como uma ‘guarda de trânsito’ digital, auditando e prevenindo ataques, além de garantir compliance com regulamentações, como impedir a exposição de informações sensíveis.”
Outro ponto trazido por Lopes foi o aumento do roubo de credenciais por cibercriminosos, fato que tem frequentemente “atrapalhado” a vida de muitos CISO’s, “Utilizamos snapshots incrementais e criptografia, com autenticação em múltiplos níveis, para proteger os dados. Mesmo que um hacker obtenha a senha de administrador, há uma segunda camada de segurança que impede o acesso. Isso garante resiliência contra ataques, permitindo recuperação rápida.”, finalizou.
Fonte: TI Inside