falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

Curso de Arqueologia da UNIR inicia primeira escavação urbana em Rondônia - Consecti

Curso de Arqueologia da UNIR inicia primeira escavação urbana em Rondônia - Consecti

Giro nos estados
09 maio 2023

Curso de Arqueologia da UNIR inicia primeira escavação urbana em Rondônia

Pesquisadores do Curso de Arqueologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Porto Velho, iniciam nesta segunda-feira, dia 8, sua primeira escavação em uma região urbana no Estado. O local escolhido pelo grupo são as ruínas do extinto Hospital da Candelária, em Porto Velho, devido à sua importância histórica para a constituição urbana da capital de Rondônia.

Construído para atender os trabalhadores durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, hoje o hospital da candelária está em ruínas, restando apenas o alicerce da antiga construção. “O objetivo da pesquisa é buscar, por exemplo, evidências da ocupação do Estado, de trabalhadoras e trabalhadores que vieram de lugares distantes para trabalhar na construção, mas que não constam nos registros oficiais”, explica a professora Juliana Santi, docente no Departamento Acadêmico de Arqueologia (Darq/UNIR) e coordenadora do projeto.

A intenção dos pesquisadores é fazer um resgate histórico e contribuir com a construção de narrativas que utilizem a cultura material arqueológica como fonte primária de informação, demonstrando as relações entre pessoas e coisas, inerentes ao processo de urbanização de Porto Velho. “Devido às doenças e à insalubridade do trabalho no meio da mata, sabemos que o hospital foi essencial para a construção da Estrada de Ferro e é essa história que pretendemos resgatar”, afirma Juliana.