Conferências debatem sobre Ciência, Tecnologia e Inovação em cidades do RN
Os territórios do Trairi e Seridó, representados pelas cidades de Santa Cruz e Caicó, realizaram nesta sexta (26) as conferências territoriais de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na cidade de Santa Cruz, as discussões ocorreram na Faculdade de Ciências da Saúde (FACISA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e, em Caicó, no Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Participaram professores e estudantes de instituições de ensino e pesquisa, especialistas, empresários do setor produtivo, integrantes da sociedade civil organizada, agentes mobilizadores e articuladores da comunidade científica e dos demais setores de CT&I.
A programação contou com sessões temáticas e grupos de trabalho, além da escolha dos delegados que representarão os territórios na Conferência do próximo dia 30 de abril, em Natal.
Desde o dia 19 de abril, foram realizadas cinco conferências territoriais, que articularam cinco dos dez territórios da cidadania do estado, mobilizando mais de 400 participantes, e 15 convidados e palestrantes.
As conferências territoriais compreendem uma fase preparatória para a etapa estadual da CECTI/RN-2024. As propostas que resultarem da etapa estadual serão levadas para a regional em Recife, e, por conseguinte, deverão contribuir com a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que ocorrerá no mês de junho, em Brasília/DF.
A CECTI/RN-2024 está sendo promovida pelo Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONECITI) e organizada pela Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN), que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SEDEC).
Sobre a Etapa Estadual
A Etapa Estadual da Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação no RN ocorrerá no Auditório Master da Escola de Governo do RN, no Centro Administrativo, em Natal. As inscrições estão abertas e podem ser feitas acessando o site www.fapern.rn.gov.br, clicando na aba CECTI-RN 2024, ou pelo link na bio do instagram da @fapern.
A programação contará com apresentação dos relatórios produzidos na etapa territorial, mesa temática com convidados, e sessão celebratória para homenagear as pessoas que lutam pela ciência no RN.
O diretor-presidente da FAPERN, professor Gilton Sampaio, lembra que é importante entender e reunir as demandas de todos os territórios da cidadania. “Queremos a participação de todo o Estado para que possamos elaborar uma proposta consistente, que será levada para as etapas regional e nacional, e posteriormente subsidiará a elaboração da estratégia nacional por parte do MCTI”, explica.
O objetivo da conferência é compreender o panorama de CT&I do estado, a partir das demandas dos atores locais. Com o tema “Ciência, Tecnologia & Inovação no RN com Desenvolvimento, Justiça Social e Sustentabilidade” as discussões serão orientadas por quatro eixos temáticos: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI); Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.
As propostas geradas ao longo das conferências territoriais e sistematizadas na estadual serão importantes para a elaboração da política estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, visando a promoção do desenvolvimento socioeconômico e sustentável do estado.
Sobre a 5ª CNCTI
A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) pretende viabilizar um espaço de diálogo, envolvendo diferentes atores da sociedade, como representantes das instituições de ensino e pesquisa, pública e privada, a sociedade civil, setor empresarial, a comunidade acadêmica, organizações não governamentais, associações e entidades de classe, assim como do denominado setor governo.
Participam da conferência entes envolvidos com a implementação de políticas públicas e de CT&I, com o fortalecimento das ciências básicas, transdisciplinares, com novos temas de pesquisa, com a difusão da inovação e com o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação, discutindo, refletindo e tratando de temas relevantes, tendo como foco o crescimento e desenvolvimento do país.
A 5ª CNCTI tem como tema: “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”. Seu objetivo consiste em analisar os programas e os planos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, e os seus resultados, com vistas a propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030, além de ações a serem executadas em longo prazo.
A programação será realizada nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024, em Brasília, Distrito Federal. Desde novembro, estão acontecendo sessões temáticas, livres e conferências municipais e estaduais por todo o país.
Fonte: FAPERN (adaptada)