Amapá define equipes para etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2023
O Governo do Amapá promoveu a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2023, na sexta-feira, 25. O evento, coordenado pela da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Setec), contou com a participação de cerca de 50 alunos de instituições de ensino das redes pública e privada do estado.
Na competição, sediada em Macapá, duas equipes conquistaram classificação para a etapa nacional da OBR 2023, que vai acontecer de 2 a 12 de outubro, no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia.
As provas seletivas foram disputadas por nove equipes, todas da capital, onde os robôs tiveram que percorrer trajetos que simulavam ambientes reais de desastre, em que as vítimas precisavam ser resgatadas por sistema eletromecânicos autônomos.
Classificados
Na modalidade Nível 1, para alunos do ensino fundamental, a equipe formada por Miguel Queiroz de Oliveira, 10 anos, e Thamires Teixeira Picanço, 12 anos, do Colégio Intergenius, foi a vencedora. O robô criado pelos alunos foi o que teve as melhores avaliações ao percorrer a arena de resgate.
“Estou muito feliz pela conquista. Esse primeiro lugar é muito especial, porque eu sempre gostei de robótica e agora vou representar o estado numa competição nacional. Vamos aprimorar nosso robô para chegar forte e, quem sabe, voltar com medalha pro estado”, disse o aluno campeão Miguel Queiroz.
Na modalidade Nível 2, para alunos dos ensinos médio e técnico, os vencedores foram Arthur Felipe de Oliveira, 18 anos, Maria Fernanda Gonçalves, 17 anos, Marcos Augusto Borges e Gabriel Balieiro, ambos de 16 anos, do Colégio Moderno. O robô utilizado na etapa estadual da OBR foi desenvolvido em menos de uma semana.
“A gente se esforçou muito pra desenvolver esse robô, dia após dia ficando depois da aula e no final deu tudo certo. É uma sensação muito satisfatória, agora vamos com tudo para o nacional’, destacou Marcos Augusto, da equipe campeã.
Além das medalhas, os vencedores que vão representar o Amapá na etapa nacional garantiram do Governo do Estado, passagens aéreas de ida e volta para Salvador, na Bahia.
De olho no futuro
De acordo com a Setec, o objetivo da olimpíada é estimular o engajamento de jovens pela área científica e tecnológica.
“A realização deste evento demonstra o compromisso do Governo do Estado em apoiar iniciativas que promovem a educação científica, pesquisa e inovação. O evento foi um sucesso, mas para as próximas edições, já temos um objetivo, que é aumentar a participação de escolas públicas na OBR”, enfatizou o secretário Edivan Barros.
A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2023 contou com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Amapá Garden Shopping.
Fonte: SETEC AP