Relatório aponta otimismo dos profissionais com o uso de IA
O relatório Futuro dos Profissionais da Thomson Reuters mostra que os trabalhadores do conhecimento estão otimistas em relação a aumentos significativos na produtividade, com a IA pronta para redefinir fluxos de trabalho, impulsionar a inovação e desbloquear novas oportunidades de crescimento.
Segundo o estudo, há uma espectativa de economia significativa de tempo. Os entrevistados preveem que a IA libere 12 horas por semana nos próximos cinco anos, com quatro horas por semana economizadas apenas no próximo ano – o equivalente a um colega adicional para cada 10 membros da equipe. Para um advogado dos EUA, isso poderia se traduzir em US$ 100.000 adicionais em horas faturáveis.
Dentre os profissionais, 77% acreditam que a IA terá um impacto alto ou transformacional em seu trabalho nos próximos cinco anos. Além disso, 78% dizem que a IA é uma “força para o bem” em suas profissões, enquanto 37% dos entrevistados ainda não usaram GenAI no trabalho.
Além disso, a visão dos profissionais é que a inteligência artificial será um catalisador de inovação, com 79% deles prevendo melhora significativa ou moderada na inovação dentro de suas empresas nos próximos cinco anos. Nesse mesmo período, antecipam que 56% do trabalho utilizará novas tecnologias alimentadas por IA.
O relatório também registra um forte apetite por padrões de IA, com 57% dos profissionais acreditam que processos de certificação para sistemas de IA devem ser introduzidos, e 55% acreditam que os órgãos profissionais ou da indústria devem fazer seus próprios padrões.
Fonte: TI Inside