falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

Fapern cumpre agenda em Brasília para viabilizar programa Inova Mulher Potiguar - Consecti

Fapern cumpre agenda em Brasília para viabilizar programa Inova Mulher Potiguar - Consecti

Giro nos estados
06 agosto 2024

Fapern cumpre agenda em Brasília para viabilizar programa Inova Mulher Potiguar

Uma delegação da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação (Fapern), acompanhada da Secretária de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Olga Aguiar, da Semjidh, cumpriu agenda com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Brasília. Durante a visita, nesta quinta (1), eles se reuniram com o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, com o objetivo de viabilizar o Programa Inova Mulher Potiguar, desenvolvido pela Fapern em conjunto com a Semjidh. O Programa pretende subsidiar projetos inovadores de mulheres do Estado e proporcionar autonomia financeira.


Reunião entre Fapern, Semjidh e CNPq. Foto: CNPq

A equipe da Fundação apresentou o projeto que deve capacitar e empoderar mulheres como multiplicadoras de conhecimento e ativismo, promovendo a autonomia econômica para auxiliar no desenvolvimento da renda autossustentável, transformando mulheres em líderes em suas comunidades e agentes de transformação social.

Atualmente, o projeto está na fase inicial de desenvolvimento, mas tem o potencial de se tornar uma das maiores iniciativas do Governo do Estado para as mulheres em todos os municípios. ”É um programa que não só busca dar autonomia financeira às mulheres, mas também permite capacitação com projetos de desenvolvimento no seu município com todo arcabouço e metodologia da ciência”, explica o professor Gilton Sampaio, Diretor-Presidente da Fapern.

A parceria com o CNPq é fundamental para garantir a ampliação do alcance do projeto. Com o apoio do Conselho, será possível oferecer bolsas de estudo para jovens estudantes mulheres de todos os 167 municípios do estado, incentivando a formação de novas gerações de cientistas e empreendedoras.


Reunião entre Fapern, Semjidh e MEC. Foto: Fapern

Nesta sexta (2), o Programa Inova Mulher também foi pauta de uma reunião no Ministério da Educação (MEC) e no Ministério das Mulheres em Brasília. A equipe da Fundação foi recebida pela Coordenadora da Coordenadoria de Alfabetização de Jovens e Adultos, Socorro Nunes. O Programa será submetido às instâncias superiores do Ministério, para a possibilidade de parceria e apoio na execução do projeto. Ainda nesta sexta, a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu a equipe da Fapern com o intuito de promover o apoio ao programa.

Fonte: FAPERN