Inova ES e Feira Cidades Inteligentes: Governo do Estado impulsiona futuro com tecnologia e inovação
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), esteve presente na 2ª edição do Inova ES, em Cachoeiro de Itapemirim, e na 5ª edição da feira Cidades Inteligentes, promovendo um espaço de interação, inovação e negócios para o desenvolvimento de cidades inteligentes no Espírito Santo. O evento ocorreu nas últimas terça-feira (23) e quarta-feira (24), com diversas atividades para o público, apresentações de startups, pitchs, palestras e fomento constante à tecnologia.
Durante o evento, os melhores pitchs foram premiados e três startups levaram os prêmios do primeiro, segundo e terceiro lugares. A startup Boné Vision foi premiada em primeiro lugar, com uma iniciativa que adapta um boné com sensores para detectar obstáculos acima da pessoa, fornecendo maior acessibilidade para deficientes visuais.
As startups premiadas em segundo e terceiro lugares, respectivamente, foram a Connect Agro e a Tech Rochas. A Connect Agro propôs uma iniciativa de conexão entre as pessoas e o campo, sanando problemas decorrentes da falta de mão de obra, por meio de uma plataforma, disponibilizando vagas e avaliações dos trabalhadores e seus produtos. A Tech Rochas propôs uma solução para o uso dos resíduos de lama de beneficiamento de rochas ornamentais, construindo uma camada estrutural para as estradas, buscando ressignificar os rejeitos que ocupam as áreas extensas, fornecendo uma destinação correta.
“Reconhecemos a importância de iniciativas, como o Inova ES e a feira Cidades Inteligentes, para impulsionar o desenvolvimento de um Espírito Santo mais inovador, tecnológico e próspero. Por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), o Governo continuará a apoiar e fomentar a criação de um ambiente propício para o surgimento de novas empresas, startups e projetos inovadores, contribuindo para a construção de um futuro mais promissor para o Estado”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.
O evento se destacou como uma oportunidade imperdível para as startups demonstrarem seu potencial inovador e impacto no mercado. Os critérios selecionados pela equipe técnica garantiram uma abordagem completa da inovação e viabilidade, do modelo de negócio até mesmo do impacto social e ambiental.
Fonte: SECTI ES