falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

MCom promete GT interministerial para política de inclusão digital - Consecti

MCom promete GT interministerial para política de inclusão digital - Consecti

Notícias
22 abril 2024

MCom promete GT interministerial para política de inclusão digital

secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, se reuniu com o co-coordenador do Programa de Telecomunicações e Direitos Digitais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Luã Cruz. O encontro aconteceu na última terça-feira 16, no gabinete do secretário no ministério. Na reunião, o representante do MCom prometeu instalar ainda no segundo semestre o grupo de trabalho interministerial (GTI) da Política Nacional de Inclusão Digital (PNID).

Anunciado no ano passado pelo ministro Juscelino Filho, o GTI terá a tarefa de mapear as necessidades de inclusão digital no país para elaborar um Plano Nacional de Inclusão Digital (PNID).

Na ocasião, o ministro das Comunicações disse que a política terá 5 focos principais: Educação;

  • Letramento e Habilidades Digitais;
  • Diversidade;
  • Cidades e Periferias;
  • Rural e Saúde.

Alguns desses temas já estão com ações em andamento, como as focadas em educação, com as medidas de conectar escolas e algumas iniciativas de conectividade focada em áreas periféricas.

Outro tema importante abordado durante a reunião foi a participação de interessados nas reuniões do Conselho Gestor do Fust. Segundo Luã Cruz, atualmente, se algum setor interessado deseja participar da reunião do colegiado, deve submeter uma pauta, que deve ser aprovado pelos membros do conselho. Depois de aprovada, o setor interessado apresenta o tema, e sai, sem acompanhar o resto da reunião.

“Entendemos que esse método não é o mais adequado. Nem sempre queremos apresentar uma pauta, mas acompanhar os debates e as decisões do Conselho. Na reunião com a secretaria de telecomunicações do MCom, foi nos solicitado uma proposta. Vamos apresentar”, disse Luã ao Teletime.

Fonte: Teletime