Governo de São Paulo vai usar IA generativa para preparar aulas da rede pública
A Secretaria da Educação do estado de São Paulo informou nesta quarta, 17/4, vai adotar ferramentas de inteligência artificial generativa, como ChatGPT, na produção de material para aulas da rede estadual de ensino.
A plataforma que será utilizada pela secretaria não foi informada. A justificativa é usar a tecnologia para aprimorar material de aulas do terceiro bimestre dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.
O plano da pasta é usar IA generativa em aulas já produzidas por professores curriculistas e que estejam em uso na rede pública de ensino, para adicionar novas atividades.
“Esse conteúdo será avaliado e editado por professores curriculistas em duas etapas diferentes, além de passar por revisão de direitos autorais e intervenções de design. Por fim, se essa aula estiver de acordo com os padrões pedagógicos, será disponibilizada como versão atualizada das aulas feitas em 2023”, disse a secretaria em nota.
A Secretaria sustenta que o uso da IA não vai substituir professores curriculistas. Atualmente são 90 docentes responsáveis pelo material didático no estado.
Fonte: Convergência Digital