Relatório revela que 90% dos executivos não entendem completamente as habilidades e proficiências de IA de suas equipes
A Pluralsight, empresa de desenvolvimento de força de trabalho em tecnologia, lançou uma nova pesquisa intitulada Relatório de habilidades de IA da Pluralsight: a lacuna entre os investimentos em IA e a preparação dos trabalhadores. A pesquisa é baseada em uma pesquisa com 1.200 tomadores de decisão e profissionais que trabalham em tecnologia, TI, nuvem, segurança cibernética e áreas relacionadas.
O relatório de competências de IA explora o panorama da IA ??e o seu impacto nos talentos, examinando as perspectivas de executivos e profissionais de TI.
“A IA está transformando a forma como os negócios são feitos, mas muitas empresas estão atrasadas quando se trata de preparar e treinar seus funcionários para a IA porque não entendem as habilidades necessárias para lidar com a IA de forma eficaz”, disse Aaron Skonnard , CEO e cofundador da Pluralsight. “Tudo isto aponta para a necessidade crítica de as empresas assumirem um papel mais ativo no desenvolvimento das competências da sua força de trabalho atual.”
As principais conclusões do relatório incluem:
- Os investimentos executivos em IA superam a proficiência dos funcionários
A grande maioria (92%) dos participantes afirma que a sua organização acelerou as iniciativas de IA nos últimos 12 meses. No entanto, de acordo com a pesquisa, 80% dos executivos e 72% dos profissionais de TI concordam que as suas organizações investem frequentemente em novas tecnologias sem considerar a formação que os funcionários necessitam para utilizá-las. Além disso, 90% dos executivos entrevistados admitiram que não compreendem completamente o nível de habilidade e proficiência em IA das suas equipes.
Estas conclusões apontam para a necessidade de as organizações identificarem onde concentrar os seus programas de desenvolvimento de competências e quais os recursos de que necessitam para maximizar os investimentos em novas tecnologias. As empresas também precisam avaliar proativamente a fluência técnica da sua força de trabalho para identificar as habilidades críticas que os membros da sua equipe precisam desenvolver.
- A necessidade de desenvolver a alfabetização em IA em todas as organizações
As descobertas revelam que a lacuna de competências em IA não se aplica apenas a competências técnicas avançadas. Mais da metade dos profissionais de TI (53%) acham que correm pelo menos algum risco de serem substituídos pela IA. Os líderes precisam de atenuar estes receios e desenvolver a literacia em IA em todas as suas organizações para colmatar lacunas de competências a todos os níveis.
Quase três em cada quatro profissionais de TI temem que as competências que utilizam nas suas funções diárias se tornem obsoletas rapidamente devido à IA. Estas preocupações parecem ser justificadas, uma vez que 35% dos executivos afirmam que estão a investir em tecnologia e ferramentas de IA para eliminar posições desnecessárias.
Os profissionais de TI sabem que precisarão aprender habilidades de IA para garantir suas carreiras, já que quase todos (96%) indicaram que manter-se atualizado com as habilidades de IA é a melhor maneira de garantir a segurança de seu emprego em um mercado competitivo. Para permanecerem relevantes, os profissionais de TI procuram formas de praticar novas competências de IA nas suas funções, mas devem ter a oportunidade de desenvolver essas competências.
- Estabelecer programas eficazes de melhoria de competências em IA continua a ser um desafio
Embora 81% dos tecnólogos tenham afirmado estar confiantes na integração da IA ??nas suas funções, apenas 12% desses mesmos tecnólogos sentem que têm uma experiência significativa de trabalho com IA. Esta conclusão é particularmente notável quando combinada com o facto de uma esmagadora maioria de executivos (95%) e profissionais de TI (94%) concordarem que as iniciativas de IA fracassarão na ausência de equipas qualificadas que possam utilizar e trabalhar eficazmente com estas ferramentas.
O relatório também revelou que as organizações frequentemente encontram barreiras que as impedem de implementar programas bem-sucedidos de melhoria de competências em IA. Os desafios mais comuns que enfrentam são encontrar a formação certa (42%), garantir que a formação é adequada à ferramenta de IA (49%) e obter um orçamento (48%). As conclusões também apontam para a importância de acompanhar o sucesso da melhoria de competências em IA e de construir uma cultura de aprendizagem contínua, medindo o impacto que a melhoria de competências tem na melhoria das competências e no ROI.
Fonte: TI Inside