Inteligência artificial precisará ser governada, diz senador
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) chamou a atenção, em pronunciamento nesta quarta-feira (8), para o uso da inteligência artificial e suas possíveis consequências. O parlamentar destacou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou uma ordem executiva em que descreve as primeiras regulamentações do governo americano sobre sistemas de inteligência artificial. Segundo o senador, Biden quer que as empresas desenvolvedoras dessas ferramentas encaminhem ao governo os resultados de testes de seus novos modelos antes de divulgá-los ao público.
“As autoridades americanas estão preocupadas, entre outras coisas, com o uso de dispositivos de inteligência artificial para enganar as pessoas. Prestem atenção: é o caso da tecnologia deepfake, que permite a manipulação em vídeo de forma muito convincente. Aqui explico, como exemplo: uma pessoa pode aparecer em redes sociais numa situação aleatória, falsa, falando algo que jamais diria. O Departamento de Comércio dos Estados Unidos foi encarregado de desenvolver padrões para marcar conteúdo gerado por IA, como áudio ou imagens, para permitir que as pessoas saibam se o que estão vendo é real ou não”, afirma.
Kajuru afirmou que existem preocupações ainda mais sérias em relação à nova tecnologia e ressaltou que o Reino Unido lançou o primeiro instituto de segurança de inteligência artificial do mundo, além de ter assinado um acordo com os Estados Unidos, China e União Europeia para regulamentar e supervisionar o ambiente digital. Segundo o senador, também é crescente o debate sobre como a inteligência artificial pode alterar empregos, espalhar desinformação e até mesmo desenvolver seu próprio tipo de inteligência, com consequências inimagináveis.
“A inteligência artificial, como todo avanço tecnológico, é bem-vinda, mas, para que seja útil à espécie humana, sem trazer novos riscos à nossa sobrevivência, ela precisará ser governada. Penso que nós, legisladores, temos um papel a desempenhar. É um tema muito importante”, pondera. Fonte: Agência Senado
Fonte: TiInside