No Oktober Summit, Simone Stülp apresenta estratégias de inovação do governo gaúcho
As prioridades trabalhadas pelo governo do Rio Grande do Sul na área dainovação pautaram a palestra da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, no Oktober Summit – evento que aconteceu em Igrejinha, nesta sexta-feira (6). A titular da pasta discorreu sobre as ações desenvolvidas pela Sict a partir dos três eixos basilares definidos no planejamento estratégico da secretaria: incluir, conectar e transformar.
Inovação social e educação compõem o eixo “Incluir”. “Quando se fala em educação, o olhar não é exclusivo para universidades, mas também para crianças e jovens. Se não tratarmos deste tema na infância e juventude, perdemos uma excelente oportunidade de uma abordagem ampla”, explicou Simone. Como exemplo de ação já desenvolvida, a secretária citou o programa Professor do Amanhã, instutído por meio de lei sancionada no último dia 4 pelo governador Eduardo Leite. “Se a gente fala na formação de crianças e jovens, precisamos agir para que professores estejam inseridos nestes temas, conectados com as demandas do século 21, para que todos estejamos preparados: alunos, professores, comunidade e sociedade”, pontuou.
O eixo “Transformar” traz o olhar para empresas, startups e novos empreendimentos, bem como prevê maior interação entre universidades – que produzem o conhecimento – e o setor privado – que coloca as ideias em prática e faz a inovação acontecer. “Para isso, a articulação do governo é fundamental”, destacou Simone. O fomento à competitividade em setores estratégicos também está entre temas trabalhados neste eixo. “Aqui, saliento duas ações da Sict: o Centro de Inteligência do Agro e o Programa Semicondutores RS, ambos lançados recentemente”, completou.
O foco em cidades inteligentes está no eixo “Conectar”. Para ilustrar o tema, Simone falou sobre a estratégia do Inova RS, programa guarda-chuva da Sict. “Dividimos o estado em oito ecossistemas regionais de inovação. Cada região desenhou sua visão de futuro de acordo com as áreas estratégicas de cada uma, e isso é trabalhado com uma governança conjunta entre governo, universidades, iniciativa privada e sociedade civil organizada, ou seja, os atores que integram a quádrupla hélice”, explicou.
A secretária ainda destacou o Rotas da Inovação, ação que está percorrendo todo o Rio Grande do Sul com parceiros da quádrupla hélice. “Estamos indo até as regiões para discutir e ouvir o que eles têm a dizer. Uma coisa é eupensar sentada no meu gabinete. Outra é ir aonde estão estas pessoas e escutá-las. Isto faz toda a diferença para que a gente cresça como estado e proporcione mais qualidade de vida para a nossa população”, concluiu.
Oktober Summit
O Oktober Summit foi promovido pelo Instituto Desenvolver, com o objetivo de destacar o protagonismo local, favorecer o debate de ideias e promover conexões entre setor público e privado. Entre os temas debatidos, estiveram a educação e as tecnologias; o turismo e o desenvolvimento local; comércio e serviços; e empreendedorismo e inovação na indústria.
Fonte: SICT RS