falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

G20 aprova regras internacionais para controle de criptomoedas - Consecti

Notícias
12 setembro 2023

G20 aprova regras internacionais para controle de criptomoedas

Os países membros do G20 endossaram por unanimidade as recomendações do Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) sobre regulação, supervisão e supervisão de criptoativos, com o objetivo de mitigar os riscos associados.

Numa reunião agendada para Marrocos, em outubro de 2023, os Ministros das Finanças e Governadores dos Bancos Centrais do G20 discutirão a implementação destas recomendações.

A Declaração dos Líderes de Nova Delhi formalizou o apoio do G20 às recomendações de alto nível do Conselho, enfatizando a necessidade de uma política abrangente e de uma estrutura regulatória para ativos criptográficos.Salientaram a importância de considerar os riscos únicos enfrentados pelos mercados emergentes e pelas economias em desenvolvimento e sublinharam a necessidade de implementação global das normas estabelecidas pelo Grupo de Acção Financeira (GAFI) para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

Os líderes saudaram o plano de trabalho compartilhado para ativos criptográficos, bem como o relatório do Banco de Compensações Internacionais (BIS) “O ecossistema criptográfico: elementos-chave e riscos”. Apelaram à rápida adoção do Quadro de Relatórios de Ativos Criptográficos (CARF) e de alterações ao Padrão Comum de Relatórios (CRS), procurando melhorar a capacidade institucional e promover a coordenação e a cooperação globais.

Embora as recomendações do CEF sejam atualmente de alto nível e baseadas em princípios, o CEF considerará a necessidade de orientações ou recomendações adicionais, tendo em conta as normas setoriais internacionais e as orientações desenvolvidas por outros organismos de normalização.

A Declaração dos Líderes de Nova Deli afirmou a importância das implicações macrofinanceiras que as Moedas Digitais do Banco Central (CBDC) poderiam ter, particularmente nos pagamentos transfronteiriços e no sistema monetário e financeiro internacional. Comprometeram-se a aproveitar ferramentas e tecnologias digitais para criar ecossistemas digitais seguros e resilientes, garantindo a inclusão financeira para todos.

Fonte: Convergência Digital