“O agronegócio é tecnologia, mas também é sustentabilidade com a ciência em prol do desenvolvimento”. A afirmação foi feita nesta terça-feira (23) pelo secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) ao participar da abertura da 26º edição do Showtec, na Fundação MS, em Maracaju, juntamente com o governador Eduardo Riedel.
A maior feira dinâmica de tecnologias agropecuárias traz nesta edição maquinas de última geração, softwares para agricultura de precisão, novas variedades de soja e híbridos de milho indicados para determinados perfis de solo, entre outras novidades. O evento vai até o dia 25 de maio e, além do alto nível na programação técnica, com mais de 20 palestras e debates, também vai entregar inovação, somando mais de 500 tecnologias destinadas aos agricultores, que virão de diversas regiões do Brasil e países vizinhos. A expectativa é de que o Showtec 2023 receba cerca de 25 mil pessoas.
O secretário Jaime Verruck ressaltou a importância do trabalho realizado pela Fundação MS com as pesquisas desenvolvidas em prol da agricultura no Estado e que proporcionaram a produção recorde de soja atingida na safra 2022/2023. “Chegamos a 4 milhões de hectares cultivados e 15 milhões de toneladas de soja colhidas. Um marco na produção de grãos que só foi obtido graças ao uso cada vez mais amplo da tecnologia, da Agricultura 4.0”, frisou.
Na manhã desta terça-feira, a Semadesc, por meio da Fundect, assinou convênio com a Fundação MS para o repasse de R$ 4 milhões para a continuidade das pesquisas em prol do agronegócio sul-mato-grossense.
Outro ponto destacado foi o incentivo do Governo do Estado, por meio da Semadesc, para a agricultura de baixo carbono em Mato Grosso do Sul. “Defendemos uma agricultura moderna e sustentável para que o Estado obtenha em 2030 como Carbono Neutro. Por isso, o Governo incentiva o Plano ABC, que tem por finalidade a organização e o planejamento das ações a serem realizadas para a adoção das tecnologias de produção sustentáveis, selecionadas com o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de GEE no setor agropecuário assumidos pelo país. É isso que queremos: eficiência com modernidade e sustentabilidade”, concluiu.
Pela Semadesc, também participaram da abertura da Showtec o secretário-executivo de Desenvolvimento Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta; o diretor-presidente da Fundect, Márcio Araújo e o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold.
Fonte: SEMADESC MS