Secti, Fapesb e RNP assinam acordo que viabiliza parceria em projetos de conectividade
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) interliga, através da oferta de internet de qualidade, as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e promove melhoria na prestação do serviço público. Para seguir a missão de contribuir com a pesquisa e o ensino nos municípios, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), assinaram, nesta quinta-feira (20), na reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a RNP, que viabiliza parceria para desenvolvimento de novos projetos de conectividade.
Para Mara Souza, chefe de Gabinete da Secti, que representou o secretário André Joazeiro, a rede tem sido uma aliada importante na elaboração de propostas que levam internet para o interior. “O estado da Bahia tem dados extremamente consistentes sobre a disseminação de serviços públicos digitais. Também temos crescido, cada vez mais, na oferta de internet para o nosso cidadão, sendo a RNP uma das nossas principais parceiras na conectividade de interesse científico. A partir deste ACT, queremos desenvolver mais projetos para levar conexão a toda Bahia”.
Já o diretor Geral da RNP, Nelson Simões, destaca a sinergia entre as instituições. “Estou muito feliz por celebrar esse acordo. É um novo ciclo de uma cooperação que existe há anos entre Ufba, RNP e Secti. Há muitos projetos e ações em conjunto que passam, principalmente, por construir espaços seguros para a comunicação de alunos e professores no estado. Com isso, estamos promovendo educação de qualidade por todo o interior. Essa nova fase é importante porque nos propicia a inovar, no momento de grande desafio de inovação”.
Penildon Silva, reitor em exercício da Ufba, que é patrocinadora da rede nacional no estado, fala sobre o pioneirismo da região baiana e projeta o futuro. “A Bahia sempre foi pioneira na chegada da internet no Brasil, no apoio da montagem da RNP e na criação de outras estruturas. A assinatura do ACT hoje dá um novo passo. É uma oportunidade histórica para ampliar a conectividade de alta velocidade em todo estado da Bahia”. Além de Penildon, Mara e Nelson, participaram do evento o diretor Geral da Fapesb, Handerson Leite, a diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves, dentre outras autoridades.
Fonte: SECTI BA