Pesquisa mostra que 51% das empresas têm aumento de receita com inovação
A ServiceNow, em conjunto com a ThoughtLab, realizou um estudo com 1.000 executivos C-level de 5 cinco setores em 13 países para entender o papel da inovação nas organizações no atual contexto. Dentre as principais constatações, está o fato de que as organizações com visão de futuro priorizam a inovação.
“Nunca ficou tão claro que aqueles que adotam uma cultura de inovação e transformação digital terão a melhor chance de prosperar”, observa o diretor de estratégia da ServiceNow, Nick Tzitzon, editor convidado do Workflow Quarterly do outono de 2022. Uma prova disso é o que 51% dos entrevistados atribuíram o aumento de receita ou vendas à inovação. Outros benefícios destacados pelos gestores incluem maior satisfação do cliente (40%), melhores produtos (39%), diminuição de custos (36%) e novos modelos de negócios (36%).
Embora 41% dos entrevistados acreditem que modernizar as plataformas de TI é o passo mais eficaz na construção de uma cultura de inovação, eles também reconhecem a importância das pessoas nesse processo. Além da implantação de tecnologias, os líderes de inovação devem garantir pessoal adequado, conduzir atividades de gerenciamento de mudanças, coordenar entre departamentos, lançar visão e objetivos e desenvolver papéis e responsabilidades para cultivar uma cultura de inovação.
Esse foco nas pessoas abarca os responsáveis pelas tomadas de decisão. Quase nove em cada 10 organizações envolvem a gerência sênior e o conselho em decisões-chave sobre inovação e mais de um terço recebe contribuições de parceiros de negócios e reguladores. No entanto, apenas 11% das organizações envolvem os clientes nessas decisões e só 5% das organizações consultam seus próprios funcionários.
“Claramente, há muito trabalho a fazer. Mais de um terço (35%) das organizações dizem que não têm treinamento, habilidades e talentos suficientes para fazer progressos significativos em suas agendas de inovação. Dois em cada 10 não têm equipe ou papel responsável pela inovação. E 27% reclamam que seus colaboradores demoram a adotar iniciativas de inovação”, comenta Tzitzon.
Para os líderes, os altos custos podem inibir os esforços de inovação (42%) e sistemas inadequados de gerenciamento de dados (40%) são tidos como outro obstáculo para a adoção. Porém, superar esses obstáculos pode ser bastante promissor. “Independentemente do setor, inovação é igual a crescimento”, de acordo com o relatório da ThoughtLab. “Maiores receitas e vendas são o principal benefício listado por todos os setores da amostra.”
Fonte: TI Inside