FAPESP e NWO lançam nova chamada de propostas
A FAPESP e a Organização Neerlandesa para a Pesquisa Científica (NWO) lançaram nova chamada de propostas, com o tema “Biomateriais projetados: materiais avançados para a saúde”. É a nona chamada conjunta entre ambas instituições, que mantêm o acordo de cooperação científica desde 2012. O orçamento disponibilizado para a chamada de propostas é de € 2,8 milhões pela NWO e R$15,2 milhões da FAPESP.
As investigações em biomateriais projetados compreendem pesquisa em materiais avançados compatíveis com tecidos ou órgãos biológicos, ou que reproduzam sua função no organismo de um paciente.
A chamada prevê que cientistas (químicos, físicos, matemáticos, biólogos e médicos) interajam com engenheiros e fabricantes de materiais, estimulando a realização do enorme potencial representado pela pesquisa em biomateriais projetados para a melhoria da saúde da sociedade em geral.
Os projetos selecionados nesta chamada adotarão uma abordagem inter e transdisciplinar, abrangendo toda a cadeia de conhecimento, da pesquisa fundamental à pesquisa aplicada e prática, resultando em alto impacto.
Os projetos devem ser desenvolvidos em parceria entre cientistas vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo e dos Países Baixos, devendo incluir também parceiros empresariais e/ou sociais de ambas as partes em um processo de cocriação.
Dois formatos de projeto serão aceitos: um de menor porte, com duração de até 48 meses, implementado por novas equipes sem histórico de colaboração prévia, que, para a FAPESP, utiliza a modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular; e outro, de tamanho padrão, com duração de até 60 meses, voltado a equipes colaborativas em estágio de pesquisa mais desenvolvido, prontas para implementar um projeto de grande porte – na FAPESP estas propostas podem ser submetidas nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Temático ou Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador.
É obrigatório que o proponente faça consulta de elegibilidade junto à FAPESP pelo e-mail chamada-nwo@fapesp.br. Essa consulta deve ser enviada até 27 de outubro de 2022, como uma carta constando título provisório e resumo de até cinco linhas, orçamento e modalidade de apoio pretendidos, além de outras informações conforme especificado no texto da chamada.
Antes de submeter a proposta de pesquisa os interessados são encorajados a enviar até 8 de setembro, para o mesmo e-mail, uma carta de intenções. Embora não obrigatório, esta carta de intenções cumpre a importante função de ajudar pesquisadores dos dois países a encontrar parceiros. Na carta de intenções deve constar informações sobre possíveis projetos científicos; áreas de interesse em pesquisa; e, se o candidato estiver de acordo, permissão para que os organizadores da chamada utilizem a carta de intenções para apoiar a identificação de parceiros. Está programado um evento em 6 de outubro para que pesquisadores, empresas e outros profissionais da área de materiais avançados em saúde façam breves apresentações.
Na etapa seguinte, o proponente deverá enviar uma pré-proposta até 10 de novembro, pelo SAGe (https://fapesp.br/sage), em nome de todos os membros do consórcio de pesquisa firmado entre os pesquisadores responsáveis do Estado de São Paulo e dos Países Baixos. As pré-propostas serão ranqueadas de acordo com o Comitê de Avaliação Internacional criado para essa chamada, que notificará os classificados para submeterem as propostas pré-selecionadas à chamada (em inglês apenas). Isso deve ser feito até 6 de junho de 2023 também pelo SAGe.
A chamada de propostas está publicada em: https://fapesp.br/15563.
Fonte: Agência Fapesp