Huawei anuncia roadshow pelo Brasil com demonstrações e cursos sobre tecnologia 5G
A Huawei, em parceria com o Senai/Cimatec, inaugurou nesta segunda-feira, 27, o projeto de divulgação da tecnologia 5G com um roadshow pelo País. Batizado de 5G Truck, um caminhão sala de aula, de cerca de 20 toneladas, ele irá percorrer o Brasil levando informação sobre a tecnologia móvel de quinta geração.
Segundo a empresa chinesa, a proposta é treinar pelo menos mil pessoas, com cursos básicos sobre a tecnologia 5G. Além de dirigentes da Huawei, compareceram ao lançamento os conselheiros da Anatel Moisés Moreira e Emmanoel Campelo, bem como representantes de operadoras.
O 5G Truck percorrerá mais de 15 cidades brasileiras nos próximos seis meses, levando treinamentos teóricos e práticos sobre os reais usos da tecnologia em diversos setores, para que pessoas da comunidade e do público em geral tenham conhecimento do portfólio de soluções e produtos 5G da Huawei. Segundo a Huawei, entre os cursos oferecidos, estão o 5G Industry Progress e o Evolution Training Academy. Além da formação teórica, a ideia é que todos os participantes aprendam mais sobre equipamentos 5G e como indústrias a exemplo de agricultura, logística, manufatura, educação e outras serão beneficiadas pela nova tecnologia.
A Huawei diz que o projeto é mais uma iniciativa da empresa para construir parcerias a fim de levar capacitação e ampliar o letramento digital dos brasileiros. “A transformação digital do Brasil não depende apenas da conexão 5G. Para que o país possa se desenvolver na economia 4.0 é preciso criar um ecossistema de pessoas com conhecimento sobre as novas tecnologias digitais, capazes de trabalhar e criar novas aplicações baseadas em inteligência artificial, nuvem e Internet das Coisas”, explica Tiago Fontes, diretor de marketing e ecossistemas da Huawei.
Segundo Fontes, o projeto do caminhão tem como objetivo ampliar os conhecimentos básicos sobre a quinta geração de redes e mostrar como o novo padrão de conexão poderá transformar diversos setores da economia brasileira. O 5G Truck ficará estacionado por dois dias nas sedes do Senai nas cidades. Para até 12 alunos por turma, as aulas serão ministradas pelos professores da instituição e a carreta estará disponível para visitação do público que queira conhecer mais sobre as tecnologias.
“O 5G traz um grande potencial de transformação digital na sociedade, abrindo possibilidades de novas aplicações em diferentes setores, como por exemplo na educação, mas também nas cadeias de produção industrial, que sofrerão grandes mudanças após a adoção dessa tecnologia. O objetivo desse projeto da Huawei em parceria com o Senai Cimatec é rodar o Brasil com uma sala de aula itinerante para que as pessoas possam experimentar, em primeira mão, esse novo patamar de conectividade”, afirma Leone de Andrade, diretor de tecnologia e inovação da organização.
A primeira parada o 5G Truck será no hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília, onde ele ficará estacionado entre os dias 27 e 29 de junho – ou seja, durante o Painel Telebrasil, que acontece no mesmo lugar. Os interessados em se inscrever no curso deverão acessar o site do SENAI e acompanhar as próximas paradas.
As cidades
No lançamento, que aconteceu em Brasília, a gigante chinesa disse que o 5G Truck irá visitar Fortaleza (CE), Salvador (BA), Serra (ES), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Juiz de Fora (MG), Santa Rita do Sapucaí (MG), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Sorocaba (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Toledo (PR), Joinville (SC), Blumenau (SC), Florianópolis (SC) e Cuiabá (MT).
Fonte: Teletime