Protótipos de energias renováveis e serviços tecnológicos são destaque no ‘Sergipe é aqui’ em Divina Pastora
A 37ª edição do ‘Sergipe é aqui’ aconteceu nesta quinta-feira, 5, no município de Divina Pastora, conhecido como a capital nacional da renda irlandesa. Localizada a apenas 30 quilômetros de Aracaju, a cidade recebeu o evento, que aproximou a comunidade de iniciativas inovadoras e serviços essenciais promovidos pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e suas unidades vinculadas.
Entre os destaques do estande da Sedetec, o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) apresentou protótipos de sistemas voltados à sustentabilidade, incluindo sistemas solares, eólicos e de eletrólise, com uma maquete detalhada de um parque eólico e uma amostra real de placa solar.
Analista de energias renováveis do SergipeTec, Graziela Monteiro, explicou os detalhes exibidos no protótipo. “Apresentamos dois modelos de energias renováveis: solar e eólica, com destaque para a miniatura do Parque Eólico. Os aerogeradores captam a força dos ventos e a convertem em energia elétrica. Esses dois tipos de geração sustentável também contribuem para o desenvolvimento do protótipo de hidrogênio”, disse.
O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) também marcou presença, oferecendo informações técnicas e serviços úteis para a população. Foram distribuídos informativos sobre análise foliar, análise de água e boas práticas para uso de balanças em estabelecimentos comerciais. Além disso, em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), o ITPS recebeu e analisou amostras de solo, reforçando seu papel de apoio ao setor agrícola do estado.
Assim como em edições anteriores, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) disponibilizou sua equipe para a prospecção de novos negócios e apresentou os incentivos ofertados pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). O objetivo é atrair novas indústrias para Sergipe, fortalecendo a economia e gerando empregos.
Fonte: SEDETEC SE