Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de SP vai apresentar políticas estaduais em fórum internacional neste mês
O Governo do Estado de São Paulo estará representado no World Science Forum (Fórum Mundial de Ciências), em Budapeste, na Hungria, entre os dias 20 e 23 de novembro. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Vahan Agopyan, foi convidado a participar do painel Políticas para a Ciência, no qual mostrará as ações da área no âmbito estadual. Entre os parceiros do fórum está a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Trata-se de um encontro para promover e manter o diálogo entre a comunidade científica, os políticos em cargos de liderança, a indústria e a sociedade de forma geral. Segundo a organização, nesta edição os participantes vão discutir as dificuldades na interface ciência-política e os atuais riscos para a segurança da humanidade. Basicamente, a pergunta a ser feita será: “diante desse cenário de crescentes tensões geopolíticas, como os cientistas podem ajudar apresentando soluções em situações de imediatismo?”
Histórico
O Fórum Mundial de Ciências foi inspirado no encontro Twenty-First Century: a New Commitment , ou Conferência Mundial sobre Ciência para o Século 21: um Novo Compromisso, que aconteceu em 1999, também em Budapeste. Naquela ocasião, o encontro foi impulsionado pela necessidade de criação de um fórum de discussão entre a comunidade científica e a sociedade. Esse primeiro evento também foi organizado pela Unesco e outros parceiros – o Conselho Internacional de Ciência (ISC, no original em inglês) e a Academia Mundial de Ciência (TWAS). A partir de então, passou a ser realizado bienalmente, sempre na capital húngara, com organização geral da Academia Húngara de Ciências.
A reunião de centenas de cientistas renomados com representantes de governos, empresas, dos meios de comunicação e da sociedade, durante os quatro dias do fórum, levam a um grande plenário no qual todos podem expressar opiniões sobre os novos desafios da ciência no momento atual. Neste mês de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Ciência (10) e prêmios oferecidos pela Unesco também serão distribuídos durante o fórum.
“Estou honrado por ser convidado a participar desse grande encontro e poder mostrar o trabalho do governo paulista na área e trocar experiências sobre os desafios globais atuais. Acredito que esse convite foi decorrente do reconhecimento internacional da qualidade da política de Ciência, Tecnologia e Inovação desenvolvida neste Estado”, afirma o secretário Vahan Agopyan.
Fonte: SECTI SP