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48% das administrações públicas utilizam IA para melhorar relacionamento com o cidadão - Consecti

48% das administrações públicas utilizam IA para melhorar relacionamento com o cidadão - Consecti

Notícias
22 novembro 2024

48% das administrações públicas utilizam IA para melhorar relacionamento com o cidadão

Um número crescente de administrações públicas ao redor do mundo já está aproveitando os benefícios oferecidos pela inteligência artificial (IA), de acordo com a edição de 2024 do Informe Ascendant de Maturidade Digital, elaborado pela Minsait, empresa de transformação digital e TI da Indra.

O levantamento, intitulado “IA: radiografia de uma revolução em curso”, ouviu mais de 900 organizações de 15 diferentes segmentos de mercado para analisar o grau e os contextos de adoção dessa tecnologia ao redor do mundo.

De acordo com o estudo, duas em cada quatro organizações do setor estão concentrando seus esforços na melhoria da gestão de riscos e da cibersegurança a partir de ferramentas e soluções baseadas em IA. O relatório revela ainda que 48% das instituições têm trabalhado em casos de uso de inteligência artificial desenvolvidos especificamente para o setor público, envolvendo expedientes como gestão da informação e otimização do modelo operacional de administração.

Esse mesmo percentual (48%) de organizações ouvidas pela Minsait também afirmou que tem utilizado IA para melhorar o relacionamento com os cidadãos, a partir da introdução de funcionalidades como chatbots, automatização de respostas e ferramentas para manifestação de reclamações personalizadas.

Entre os motivos que levaram as administrações públicas respondentes a iniciar ou intensificar o uso da IA em suas operações, destacaram-se: em primeiro lugar, a eficiência e a otimização de processos internos (81%); seguidas da melhora da experiência do cidadão na interação com os canais de atendimento do poder público (41%).

Em relação aos obstáculos enfrentados pelas instituições no momento da aplicação da IA, três em cada quatro organizações ouvidas apontaram a falta de visão e cultura empresarial como a principal barreira para o avanço do tema. Ainda nesse sentido, uma em cada quatro instituições destacou a carência de profissionais qualificados em inteligência artificial no setor público.

Também foram mencionadas dificuldades como: falta de um quadro regulatório estável em relação à privacidade (26%); infraestrutura inadequada e oferta de mercado imatura (19%); e falta de modelos avançados de governança e gestão de dados (19%).

Melhores serviços e menores gastos públicos

A inteligência artificial e seus impactos têm gerado grande interesse e expectativas junto às administrações públicas, que enxergam nessa tecnologia uma nova oportunidade de transformação digital. A capacidade da IA de automatizar tarefas complexas e elevar o valor agregado às atividades dessas instituições traz possibilidades inéditas de otimização de processos governamentais e melhoria na eficiência da prestação de serviços e tomada de decisões.

O avanço dessa tecnologia tem sido encarado, portanto, como uma oportunidade sem precedentes de transformar o funcionamento interno das instituições públicas, mas também de responder às crescentes demandas de cidadãos cada vez mais bem informados e interessados na transformação digital que está por vir.

De acordo com a análise de Luis Fernández Hernando, diretor global de Administrações Públicas da Minsait: “No último ano, muitas entidades e administrações públicas operaram mudanças estratégicas na utilização de dados e na interoperabilidade de seus sistemas. O próximo passo para sua modernização é o desenvolvimento de aplicações baseadas em IA, com dois objetivos principais: melhorar a eficiência dos gastos públicos e otimizar os serviços prestados aos cidadãos”.

Fonte: TI Inside