LGPD é conhecida por menos da metade (44%) da população brasileira
O uso de IA Generativa (GenAI) quase dobrou, com 23% dos entrevistados utilizando-a regularmente no mundo, contra 12% no ano passado. No Brasil, o uso regular é de 21%, próximo a média mundial que é de 23%, revela a Pesquisa de Privacidade do Consumidor 2024, divulgada nesta terça-feira, 12 de novembro.
Em contrapartida, 44% dos consumidores pesquisados ainda não têm conhecimento sobre a GenAI. No Brasil, são 57%. focando na privacidade, 30% dos usuários de GenAI no mundo afirmam que inserem informações pessoais ou confidenciais, incluindo dados financeiros e de saúde, em ferramentas de GenAI. Isso acontece apesar de 84% estarem preocupados com o fato de esses dados se tornarem públicos.
“A crescente influência da IA em nossas vidas diárias destaca a necessidade de seu uso responsável e seguro”, diz Dev Stahlkopf, Chief Legal Officer e Vice-Presidente Executivo da Cisco. “78% dos consumidores pesquisados acreditam que é responsabilidade das empresas utilizar a IA de forma ética, o que ressalta a relação vital entre IA responsável e confiança do consumidor.” destaca Stahlkopf.
O levantamento mostra ainda que os consumidores apoiam proteções de privacidade robustas e favorecem regras mais rígidas. A maioria (70%) dos pesquisados acredita que as leis de privacidade têm um impacto positivo, com apenas 5% percebendo um impacto negativo. No Brasil, 74% acreditam no impacto positivo da LGPD.
Os respondentes são favoráveis também, cada vez mais, às proteções de privacidade, com 77% apoiando regras para garantir proteções básicas de privacidade entre países e regiões. Nos EUA, 81% dos entrevistados são a favor de uma lei federal de privacidade. No Brasil, esse dado é de 68%.
O relatório aponta ainda que conscientização dos consumidores está crescendo. Este ano, 53% afirmam estar cientes de suas leis nacionais de privacidade, um aumento de 17 pontos percentuais em relação a 2019. No Brasil, apenas 44% declararam estar cientes da LGPD. Os consumidores informados também são muito mais propensos a sentir que seus dados estão protegidos – 81% no Brasil e no mundo – em comparação com aqueles que não têm esse conhecimento (44%).
“Nossa pesquisa destaca a importância da conscientização sobre privacidade na construção da confiança do consumidor nas marcas e em tecnologias de IA”, diz Harvey Jang, Vice-Presidente e Chief Privacy Officer da Cisco. “Quase 60% dos consumidores cientes das leis de privacidade se sentem confortáveis usando IA. Ampliar o conhecimento e educar os consumidores sobre seus direitos de privacidade os capacitará a tomar decisões informadas e promoverá uma maior confiança em tecnologias emergentes.” finaliza Jang.
Fonte: Convergência Digital