Governo do Amapá leva sessões realistas sobre astronomia para distrito de Clevelândia do Norte, em Oiapoque
O Governo do Amapá segue com o projeto “Astronomia no Meio do Mundo”, que visa difundir conhecimentos científicos sobre a vida fora do planeta Terra, em Oiapoque. Na quinta-feira, 31, foi a vez dos estudantes da Escola Estadual Duque de Caxias, no distrito de Clevelândia do Norte, participarem da atividade especial.
Visando promover a popularização da ciência, a ação integra a programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu no Aeroporto Internacional de Macapá. A ação itinerante do projeto “Astronomia no Meio do Mundo”, em Oiapoque, encerra nesta sexta-feira, 1º de novembro, na Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva.
Segundo a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), que coordena o programa de astronomia, a ideia de levar o projeto para Clevelândia do Norte novamente ocorre em virtude do grande engajamento local pela temática.
“Este é o segundo ano consecutivo que estamos aqui, na comunidade, para contribuir com a ação de popularização da ciência, que eles realizam há pelo menos cinco anos. O interesse dos estudantes e da população pela astronomia é muito grande e mostra a importância de se levar conhecimentos científicos para os quatro cantos do Amapá”, destacou o coordenador do Núcleo do Ações Estratégicas da Setec, Paulo França.
Coordenador do Núcleo do Ações Estratégicas da Setec, Paulo FrançaFoto: Kelison Neves/SETEC
Sem perder tempo, a acadêmica Maria Letícia Teixeira, de 21 anos, que estuda Ciências Biológicas no Campus Binacional da Universidade Federal do Amapá (Unifap), foi uma das primeiras a participar das sessões no planetário digital móvel do Governo do Estado.
“É muito interessante e importante esse projeto sobre astronomia, porque beneficia não só eu, mas também os estudantes dos ensinos fundamental e médio, além de toda comunidade, que passam a entender melhor como funcionam as coisas fora do mundo que vivemos”, disse a universitária.
Acadêmica Maria Letícia Teixeira, de 21 anosFoto: Kelison Neves/SETEC
Além das sessões do projeto, a ação realizada na Escola Duque de Caxias contou com exposições, apresentações culturais, competição de lançamento de foguetes, mostra de equipamentos utilizados por militares da Companhia Especial de Fronteira de Clevelândia do Norte e outras atividades.
“O nosso evento contou com um número de participantes maior do que no ano passado, com várias escolas da região vindo até aqui. Com isso, podemos afirmar que obtivemos um grande sucesso com a realização da 5ª Feira das Ciências e do 4º Campeonato de Foguetes Oiapoquense”, pontuou o diretor da escola Duque de Caxias, Aldo Pantoja.
Fonte: Notícias do Estado do Amapá