falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

Estados Unidos definem estratégia para liderança global em IA - Consecti

Notícias
28 outubro 2024

Estados Unidos definem estratégia para liderança global em IA

O governo dos Estados Unidos publicou esta semana  orientações sobre como o país deve agir para garantir a liderança global no desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA).

Segundo o posicionamento emitido pela Casa Branca, os Estados Unidos devem liderar o mundo na aplicação responsável da IA para funções de segurança nacional. A orientação é direcionada a todos os órgãos estratégicos da máquina pública do governo norte-americano, como o Departamento de Justiça, de Segurança, de Estado entre outros.

O documento é claro ao afirmar que o governo dos Estados Unidos deve desenvolver salvaguardas para o uso de ferramentas de IA e assumir um papel ativo na orientação de normas e instituições globais de IA.

A fronteira da IA está se movendo rapidamente, e o governo dos Estados Unidos deve permanecer em sintonia com os desenvolvimentos técnicos em andamento sem perder o foco em seus princípios orientadores”, diz o governo americano. Importante destacar que as maiores empresas de tecnologia de Inteligência Artificial da atualidade são norte-americanas, como as big techs Meta, Alphabet, Amazon e Microsoft e a Open AI, dona do ChatGPT.

O país ainda chama para si a responsabilidade de proteger os direitos humanos, direitos civis, liberdades civis, privacidade e segurança com o uso da tecnologia, assim como de estabelecer as bases para um cenário de governança de IA internacional estável e responsável.

Entre as estratégias apresentadas, está tornar o país um local atrativo para mão de obra qualificada que trabalha com tecnologia sensível,. Para isso, estabelece que dentro de 180 dias, a partir da publicação do memorando, o presidente do Conselho de Consultores Econômicos preparará uma análise do mercado de talentos de IA nos Estados Unidos e no exterior, na medida em que conseguir obter dados e informações confiáveis

Também incumbe ao Departamento de Estado, o Departamento de Defesa (DOD) e ao Departamento de Segurança Interna (DHS) usar todos os mecanismos legais disponíveis para ajudar a atrair e trazer rapidamente para os Estados Unidos indivíduos com experiência técnica relevante que melhorariam a competitividade dos Estados Unidos em IA e campos relacionados.

Ao assistente do Presidente para Assuntos de Segurança Nacional (APNSA) está a tarefa de convocar os departamentos executivos e órgãos competentes para criar mecanismos que priorizem e agilizem as operações de processamento administrativo para todos os requerentes de visto que trabalham com tecnologias sensíveis. Isso ajudará no processamento agilizado de requerentes altamente qualificados em IA e outras tecnologias críticas e emergentes.

Na abordagem, o país promete ainda promover o progresso, a inovação e a competição no desenvolvimento doméstico de IA; proteger o seu ecossistema de IA contra ameaças de inteligência estrangeira; e gerenciar riscos à segurança, proteção e confiabilidade da IA.

“A liderança no desenvolvimento responsável de IA beneficia a segurança nacional dos Estados Unidos ao habilitar aplicativos diretamente relevantes para a missão de segurança nacional, desbloqueando o crescimento econômico e evitando surpresas estratégicas. A liderança tecnológica dos Estados Unidos também confere benefícios globais ao habilitar entidades com ideias semelhantes a mitigar coletivamente os riscos de uso indevido e acidentes de IA, impedir a disseminação descontrolada do autoritarismo digital e priorizar pesquisas importante”, afirma o governo norte-americano.

Fonte: Teletime