Data centers podem economizar 25 bi de euros com eficiência energética
Um relatório da consultoria Atlantic Ventures lançado pela empresa de software de nuvem Nutanix destacou o potencial de economias que recursos de eficiência energética podem gerar no mercado de data centers.
Ao analisar a região EMEA (que abrange Europa, Oriente Médio e África), o estudo aponta que a migração para arquiteturas mais eficientes pode reduzir o consumo de energia em até 27% e gerar economias de 25 bilhões de euros até 2030 na região.
Para tal, um dos movimentos devem ser a modernização de data centers com soluções baseadas em infraestruturas hiperconvergentes (HCI), para tornar os data centers mais sustentáveis e eficientes.
Ainda segundo o relatório, a adoção em larga escala de HCI na região poderia eliminar até 19 milhões de toneladas de CO2e, o equivalente às emissões de 4,1 milhões de carros.
Ainda destacaram que a estrutura HCI oferece maior flexibilidade e escalabilidade, permitindo que as empresas adaptem seus recursos computacionais às demandas do negócio de forma mais eficiente, além da implementação de sistemas de recuperação de desastres mais enxutos e com menor consumo de energia.
A conclusão do estudo é de que, em um cenário de crescente demanda por recursos computacionais e pressão por sustentabilidade, a combinação de HCI com a nuvem pública amplifica os benefícios em termos de economia de energia e flexibilidade.
Fonte: Teletime