Seminário discute projetos aprovados no edital Techfuturo Saúde no RS
Os projetos aprovados no edital Techfuturo Saúde, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), foram tema de seminário realizado nesta quarta-feira (18), em formato híbrido. O diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict, Diego Moraes, conduziu o encontro, que contou com a participação da equipe técnica do programa Techfuturo e dos coordenadores dos projetos.
Para a titular da Sict, Simone Stülp, esses seminários, que começaram na semana passada com TEC4B, Inova Agro e Semicondutores RS, são importantes para conhecimento e troca entre projetos. “Dentro do nosso planejamento estratégico para o período de 2023 a 2026, elencamos a saúde como uma das áreas prioritárias por sua relevância no contexto econômico e social, que ficou ainda mais evidente neste momento de retomada”, destaca.
Techfuturo Saúde
O edital Techfuturo Saúde 06/2023 disponibilizou R$ 14,5 milhões para apoiar projetos estratégicos voltados ao desenvolvimento ou aprimoramento de produtos, processos ou serviços no setor de saúde humana. As iniciativas envolvem parcerias entre instituições de ciência e tecnologia e empresas.
“Uma maturidade tecnológica mais avançada é uma característica importante dos projetos do Techfuturo, pensando em possíveis transferências de tecnologia para a sociedade ou para empresas. Com este encontro, queremos fomentar a colaboração e o contato entre os projetos”, ressaltou o diretor Diego Moraes.
Os projetos apresentados no encontro foram:
- Avaliação da performance de órteses e próteses – Universidade Federal de Santa Maria
- Plataforma de auto coleta como estratégia de rastreamento de infecções sexualmente transmissíveis – Feevale
- Teste laboratorial remoto (point-of-care) para identificação de anticorpos não treponêmicos na sífilis – Unisinos
- ONCOSCAN – Plataforma multiface de rastreio organizado e personalizado de neoplasias – Unijuí
- Desenvolvimento de dispositivos médicos poliméricos por impressão 3D – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
- Saúde digital: expansão dos serviços de telessaúde por meio da inovação tecnológica e design de dispositivos inteligentes – Universidade Franciscana
- Inovare BioSim Lab – Laboratório de engenharia biomédica e biomateriais – Universidade Católica de Pelotas
Fonte: SICT RS