Pernambuco será sede da Maratona Space Week Nordeste em 2025
O estado de Pernambuco será sede da próxima Maratona Space Week Nordeste, que acontece em 2025. O evento é voltado para indústria e meio acadêmico na área aeroespacial.
O anúncio foi feito pelo Governo do Estado, no terceiro dia de Campus Party e encerramento da 1ª Maratona Aeroespacial,durante a jornada que premiou estudantes do ensino médio das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) de Pernambuco que criaram soluções tecnológicas para desafios no campo das ciências aeroespaciais na última sexta-feira (6), no terceiro dia de Campus Party, na Arena Pernambuco, localizada no município de São Lourenço da Mata.
De acordo com a comunicação do estado, para a promoção do evento no próximo ano, Pernambuco vai atuar a partir das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (Saespri) e da Secretaria de Educação e Esportes (SEE).
Com a utilização de ferramentas como drones, satélites e telescópios espaciais, o Space Week Nordeste busca impulsionar o Brasil, e principalmente a região Nordeste no cenário global, ao fortalecer e ampliar o conhecimento também para a promoção de criação de novas tecnologias e serviços que possam ser utilizados em prol da população.
A Space Week deste ano tem como tema “Lunar Living: inovações para a colonização e habitação na lua”, e acontece nos dias 16 a 22 de setembro na cidade de São Luís, no Maranhão. Pernambuco será representado pela Escola Técnica Estadual (ETE) Paulo Freire com o projeto Gerador de Energia de Gradiente, que busca proporcionar oportunidades para aprofundar os estudos sobre a geologia lunar e a história do Sistema Solar.
Fonte: SECTI PE