falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

Evento anual da Sict debate projetos contemplados em editais de semicondutores no RS - Consecti

Evento anual da Sict debate projetos contemplados em editais de semicondutores no RS - Consecti

Giro nos estados
13 setembro 2024

Evento anual da Sict debate projetos contemplados em editais de semicondutores no RS

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) realizou, nesta quinta-feira (12), o evento anual focado nos projetos aprovados em editais lançados pela pasta e pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapergs) que tratam de semicondutores. Representantes de instituições de ensino contemplados nos editais 03/2023 e 06/2023 apresentaram suas pesquisas ao longo da manhã.

“O setor de semicondutores tem ganhado um papel muito importante na política de estado do Rio Grande do Sul e será um dos protagonistas na retomada econômica. O tema faz parte do Plano Rio Grande e é uma das nossas prioridades”, comenta a titular da Sict, Simone Stülp.

O Plano Rio Grande atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro. Os semicondutores estão inseridos na parte de ativação econômica, dentro do Rio Grande do Sul do Futuro. O setor deverá contribuir para o avanço tecnológico, econômico e social da região com fomento à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, geração de empregos qualificados, atratividade de investimentos e criação de parcerias estratégica e fortalecimento da competitividade do estado.

O evento

O evento anual reuniu a equipe técnica da Sict e instituições de ensino que apresentaram os projetos contemplados nos editais. No edital Inova Semicondutores 03/2023, foram disponibilizados R$ 3 milhões. Já o edital Fapergs 06/2023  Techfuturo Semicondutores aportou R$ 11 milhões.

Para o diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict, Diego Moraes, “a comunidade de semicondutores está se fortalecendo cada vez mais, e esse evento se propõe ao compartilhamento de saberes dos projetos que financiamos, via Sict ou Fapergs. Precisamos desses momentos de troca para que possamos avançar cada vez mais com essa política pública que vai proporcionar a atração de investimento, geração de renda e bem-estar da população”.

Os projetos apresentados no encontro foram:

  • Centro de Formação de Projetistas de Circuitos Integrados – Projeto de Sistemas de Sinais Mistos (Universidade Federal do Pampa)
  • Chip-AIoT: Provendo Processamento e Conectividade para Prover Inteligência Artificial Embarcada e de Baixo Custo em Dispositivos IoT (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
  • Aplicação de materiais semicondutores bidimensionais em sensores de pressão de catéteres intracranianos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)
  • SYMBIO-HW – Otimização Simbiótica para Hardware de IA: Aumentando a Eficiência de Dispositivos IoT (UFRGS)
  • SoC-WiMed: SoC Wireless para Monitoramento Médico de Sinais Vitais com Foco em Segurança e Baixo Consumo de Energia (PUCRS)
  • Projeto e Implementação de Módulos e Componentes em Software e Hardware para o Microcontrolador uC32RFBR – Aplicações de Segurança e IoT MCMC32 (Universidade Federal de Santa Maria)
  • SenseTag: Projeto e Prototipação de Circuito Integrado e Antenas para Harvesting de Energia para Internet das Coisas (UFRGS)

Programa Semicondutores RS

Com a meta de ser referência nacional no setor de semicondutores e de impulsionar a área de inovação, ciência e tecnologia, o governo do Estado lançou, em setembro de 2023, o programa Semicondutores RS. Estão previstas diversas medidas focadas em inovação e tecnologia para o desenvolvimento da cadeia de semicondutores no Rio Grande do Sul, com incentivos fiscais e investimentos. As ações buscam desenvolver a competitividade do setor no Estado a partir da criação de um fórum consultivo permanente (formado por governo, indústria e academia), da atração de novos investimentos, da capacitação de mão de obra qualificada e da pesquisa e do desenvolvimento de novas tecnologias e soluções.

Fonte: SICT RS