Desconhecimento é o maior obstáculo para as empresas adotarem IA, aponta Pipedrive
A Pipedrive divulgou seu relatório State of AI in Business, que examina a adoção e o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) entre empresas globais. O relatório, baseado em uma pesquisa com 500 donos de empresas e líderes, fornece insights sobre como eles pensam enquanto lutam para automatizar com eficácia tarefas rotineiras, aumentar a produtividade e ter ideias mais aprofundadas.
O relatório revela que o ChatGPT está na liderança em termos de adoção, com 86% das empresas que usam GenAI afirmando que utilizam o principal assistente virtual da OpenAI. Siri (24%), Google Assistant (19%), Microsoft Copilot (17%) e Google Gemini (17%) completam os cinco primeiros colocados.
Apenas 6% das empresas usam Claude by Anthropic e 3% usam Perplexity, o que indica que há espaço para crescimento para essas plataformas.
A falta de conhecimento e confiança são barreiras
O estudo da Pipedrive destaca desafios significativos para uma adoção mais ampla. Quase metade das empresas (48%) citou a falta de conhecimento como o principal obstáculo à adoção da IA. A confiança na IA (40%), a privacidade dos dados (27%) e os riscos de segurança (26%) também surgiram como preocupações significativas.
Notavelmente, apenas 4% dos entrevistados apontaram a “resistência dos stakeholders” como uma barreira, indicando um forte interesse na adoção da IA por parte de investidores, parceiros e outros que atuam nos bastidores.
“Na Pipedrive, entendemos que as pequenas empresas precisam de ferramentas poderosas, mas acessíveis, para prosperar no cenário competitivo atual. Nossas soluções baseadas em IA são projetadas para simplificar processos complexos, permitindo que as empresas aproveitem todo o potencial da IA para obter produtividade e eficiência sem precedentes. Integrando a IA em suas operações diárias, estamos capacitando as pequenas empresas a tomarem decisões mais inteligentes, otimizarem recursos e alcançarem suas ambições de crescimento mais rápido do que nunca”, afirma Dominic Allon, CEO da Pipedrive.
O relatório da Pipedrive também examina como a IA está sendo implantada atualmente nos fluxos de trabalho de pequenas e médias empresas, além dos fatores motivadores para sua adoção:
• O conteúdo é rei: as aplicações de IA mais comuns entre as empresas incluem criação de texto e conteúdo (75%), resumo de conteúdo (52%), transcrições (29%), pesquisa (24%) e geração de relatórios de vendas (17%). Apenas 8% das empresas utilizam atualmente IA para lead scoring (atribuir pontuação aos leads), indicando potencial de crescimento nesta área.
• A produtividade é o objetivo: Entre as empresas que adotaram a IA, 79% relataram o aumento da produtividade como sua principal motivação. Coletar insights (42%) e melhorar as interações e a satisfação dos clientes (41%) também foram fatores importantes. Ao contrário da crença popular, apenas 22% das empresas veem a IA como uma medida de redução de custos.
O relatório State of AI in Business da Pipedrive faz parte do compromisso contínuo da empresa em capacitar as empresas com insights e ferramentas que impulsionam o sucesso. À medida que a IA continua a evoluir, a Pipedrive continua focada em fornecer soluções que atendam às necessidades de empresas de todos os tamanhos, garantindo que elas permaneçam à frente da curva em um cenário cada vez mais competitivo. O relatório completo pode ser encontrado aqui.
Fonte: TI Inside