falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Espaço Ciência e Usina Pernambucana de Inovação expõem soluções tecnológicas criadas por startups e escolas do Estado - Consecti

Espaço Ciência e Usina Pernambucana de Inovação expõem soluções tecnológicas criadas por startups e escolas do Estado - Consecti

Giro nos estados
19 abril 2023

Espaço Ciência e Usina Pernambucana de Inovação expõem soluções tecnológicas criadas por startups e escolas do Estado

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE) lançou nesta terça-feira (18) na Galeria 1, do Espaço Ciência, duas iniciativas que visam popularizar a tecnologia: o Espaço Ciência 4.0 e o Vitrine de Startups. O primeiro, um ambiente de exposição de soluções inovadoras desenvolvidas em instituições pernambucanas. O segundo, uma mostra de produtos tecnológicos criados por startups apoiadas pelas ações de fomento do Governo do Estado.

Presentes no evento, as estudantes Ashelley Layne e Maria Rita Magalhães, da Escola Técnica Estadual (ETE) Ginásio Pernambucano, apresentaram o Xereta, um robô criado para identificar a aparição de problemas. “A gente criou o Xereta para que ele pudesse entrar em locais restritos e que fossem inseguros. Por isso, implantamos uma câmera com infravermelho para detectar qual o problema daquele lugar e fazer um mapeamento, sem colocar a vida de ninguém em risco”, explicou Ashelley.

Em contato com a tecnologia através do Espaço 4.0, iniciativa de fomento ao desenvolvimento de projetos de inovação educacional coordenada pela Secti-PE e a Secretaria de Educação de Pernambuco, a aluna Maria Rita ressaltou a importância de conciliar educação e tecnologia. “A tecnologia é o futuro. É muito legal trabalhar nessa área pela abrangência de conhecimento que a gente consegue ter e das coisas que podemos solucionar”, destacou Maria Rita.

Além dos estudantes da ETE Ginásio Pernambucano, também participaram do evento os alunos da ETE Professor Agamemnon Magalhães. “Trazer o Espaço 4.0 para o Espaço Ciência, que é um equipamento que recebe crianças e adolescentes diariamente, é permitir que esse grupo passe a ter mais contato com robótica, inteligência artificial e outras tecnologias, além de incentivá-los a atuarem nesse universo”, destacou o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secti-PE, Kenys Bonatti.

Vitrine de Startups – O Espaço Ciência 4.0 também abriu espaço para o Vitrine de Startups, mostra criada pela Usina Pernambucana de Inovação para dar visibilidade às startups pernambucanas apoiadas pela Secti-PE. Nessa primeira edição, a iniciativa trouxe a e.AÍ Tecnologias Inteligentes que expôs o robô de desinfecção inteligente e outros conceitos tecnológicos criados por ela. “Fazer robótica no Brasil não é um desafio fácil, já que estamos concorrendo diretamente com Estados Unidos e China e essa ser uma área de atuação cara. Por isso, ter o apoio dos governos é importantíssimo, principalmente com investimentos financeiros e visibilidade. Um evento como esse, por exemplo, é muito promissor para as startups, pois aproxima a população e os possíveis clientes das nossas soluções”, destacou o fundador da e.Aí, Gilson Teixeira.

A gestora do Espaço Ciência, Manoela Lima, ressaltou que o Espaço Ciência 4.0 e o Vitrine de Startups é uma forma de integrar as áreas de atuação dos equipamentos geridos pela Secti-PE. “Esse evento é um caminho que escolhemos para fazer a integração entre o Espaço Ciência e, especialmente, a Diretora de Inovação e Criatividade da Secti-PE. Com as duas iniciativas lançadas, vamos unir as empresas com foco em tecnologia e inovação ao nosso público, que é majoritariamente escolar, para que eles tenham um contato maior com um cenário cada vez mais inovador”, pontuou.

Fonte: Secti PE