falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Pesquisa aponta IA Generativa como um dos principais impulsionadores de investimentos em nuvem - Consecti

Pesquisa aponta IA Generativa como um dos principais impulsionadores de investimentos em nuvem - Consecti

Notícias
30 setembro 2024

Pesquisa aponta IA Generativa como um dos principais impulsionadores de investimentos em nuvem

A Wipro Limited divulgou o Relatório Pulse of Cloud 2024, que destaca a dinâmica evolutiva da adoção de nuvem e Inteligência Artificial em diversos setores do mercado global. O levantamento foi feito com mais de 500 executivos do alto escalão e diretores das áreas de TI, finanças e operações – todos envolvidos na tomada de decisões sobre adoção de nuvem e IA. Suas empresas são de médio e grande porte da América e Europa, e atuam em serviços bancários e financeiros, manufatura, varejo, saúde, energia e serviços públicos.

A pesquisa revela o impacto da IA nos investimentos em nuvem, com mais da metade (54%) das organizações pesquisadas citando essa tecnologia como o principal impulsionador de seus investimentos em nuvem. Além disso, mais da metade dos entrevistados indicam que estão aumentando os investimentos em nuvem híbrida (54%) e pública (56%). E embora a maioria dos entrevistados (55%) diga que sua adoção de nuvem está atualmente superando a adoção de IA, mais de um terço (35%) afirma que estão avançando em ambas as tecnologias simultaneamente.
Destaques da pesquisa:

Investimento em nuvem está aumentando: 54% das organizações planeja aumentar os investimentos em nuvem híbrida e 56% planejam aumentar os investimentos em nuvem pública.

Adoção de nuvem continua maior que a adoção de IA: a maioria das organizações (55%) relata que sua adoção de nuvem está à frente de sua adoção de IA, enquanto 35% dizem estar avançando no mesmo ritmo com ambas as tecnologias.

IA e IA Generativa estão impulsionando o investimento em nuvem: 54% das organizações citam IA ou IA Generativa como o principal impulsionador do investimento em nuvem, com pico no setor bancário (62%), manufatura (61%) e no varejo (55%).

Nuvem híbrida é dominante: 60% das organizações relatam usar nuvem híbrida, refletindo a necessidade de soluções flexíveis que equilibrem serviços locais e de nuvem pública.
Foco na gestão de custos da nuvem: 54% dos entrevistados relatam usar análise de utilização e ferramentas de automação para gerenciamento de custos.

Interesse em gerenciamento unificado de custos da nuvem está crescendo: 59% das organizações, 75% delas nos setores bancário e financeiro, agora têm uma estratégia unificada, indicando uma abordagem mais madura de gerenciamento de nuvem.
O relatório também revela o foco crescente na gestão de custos da nuvem, com 54% das organizações utilizando análise de utilização e ferramentas de automação para gestão de custos e 59% agora utilizando uma estratégia unificada de gestão de nuvem.

A IA e IA Generativa estão firmemente estabelecidas como fator-chave para a nuvem em todos os setores, refletindo sua posição como a plataforma de transformação para viabilizar a inovação futura e a vantagem competitiva. “Essa tendência deve continuar a influenciar fortemente a adoção e as estratégias de investimento em nuvem no próximo ano, à medida que as principais empresas continuam a migrar dados, construir LLMs e adotar ferramentas/aplicativos de IA que exigem uma infraestrutura de nuvem. Ao mesmo tempo, as empresas continuarão a ser pressionadas para manter seus custos de nuvem sob controle”, explica Wagner Jesus, country head da Wipro no Brasil.

“À medida que as empresas repensam sua infraestrutura para colher os benefícios da IA, elas também estão percebendo um valor crescente na adoção de uma abordagem de economia da nuvem. Nossa pesquisa mostra que, à medida que a migração de dados e a adoção de aplicativos relacionados à IA impulsionam cada vez mais o investimento em nuvem, as estratégias unificadas de gestão de custos também estão crescendo em importância”, conclui Jo Debecker, Managing Partner e Global Head da Wipro FullStride Cloud.

Fonte: TI Inside