falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

“Feiras despertam vocações que se transformam em sonhos”, diz ministro em exercício durante 5ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências - Consecti

“Feiras despertam vocações que se transformam em sonhos”, diz ministro em exercício durante 5ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências - Consecti

Notícias
26 setembro 2024

“Feiras despertam vocações que se transformam em sonhos”, diz ministro em exercício durante 5ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências

5ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências, encontro que visa à popularização e divulgação da ciência, desembarcou, nesta quarta-feira (25), no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em discurso, o titular em exercício da pasta, Luis Fernandes, exaltou o evento e afirmou que a iniciativa é fundamental. “As feiras de ciências despertam vocações que se transformam em sonhos de poder seguir uma profissão”, disse. “O papel do MCTI é garantir que haja um país em que os sonhos de realizar essas vocações, produzir conhecimento, de pesquisar, de ser cientista e de desenvolver tecnologia, seja garantido para todos”, finalizou Fernandes.

A mostra é uma iniciativa do MCTI, em parceria com o Fórum Nacional de Coordenadores de Feiras e Mostras Científicas, Instituto Federal de Ciência, Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Durante a mostra, serão apresentados 28 projetos de diversas áreas, como literatura, artes, química, física, matemática e engenharia, desenvolvidos por estudantes e professores do ensino básico de 22 estados brasileiros. Os estudos foram elaborados por alunos de escolas municipais, estaduais e federais com idades entre 7 e 64 anos, do ensino fundamental, ensino médio e da educação para jovens e adultos (EJA).

Além do ministro, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, também esteve presente na mostra. “Nós precisamos reforçar eventos como esses para então conseguirmos ampliar os meios que permitem a juventude a alcançar as universidades e entender seu potencial para contribuir nos projetos de desenvolvimento nacional”, afirmou.

Animado com a experiência, o estudante Adrien Daniel Sousa, de 16 anos, veio à capital apresentar seu projeto “Potencial aplicação de esponjas verdes adsorventes na indústria têxtil”, que propõe o desenvolvimento de uma substância capaz de auxiliar no tratamento da água descartada pela indústria de maneira irregular. “A experiência na amostra é contagiante. Todo mundo tem uma energia muito boa, que acaba empolgando a gente. Então está sendo uma experiência completamente diferente e ótima”, disse o aluno do Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha, em São Cristovão (SE).

Foto: Rodrigo Cabral (ASCOM/MCTI)
Foto: Rodrigo Cabral (ASCOM/MCTI)

A diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes, ressaltou a importância do incentivo à pesquisa na educação básica. “As sementinhas da curiosidade precisam ser plantadas nas nossas crianças. São elas que irão mudar o mundo e a vida das pessoas com a ciência. Se nós queremos comida de qualidade na mesa dos brasileiros, se queremos saneamento básico e um meio ambiente preservado, nós precisamos da juventude”.

No mesmo sentido, o coordenador-geral da mostra, Thiago Maduro, comentou sobre a extensão da iniciativa. “No evento, nós temos alunos de 7 anos até 64 anos e isso mostra que a ciência é para todos. E é por meio de feiras de ciências que esses alunos conseguem trilhar um caminho em que eles são protagonistas no processo de ensino e em suas vidas profissionais.”

Representando a UFMS, a vice-reitora Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo também reforçou a importância das feiras de ciências para o ingresso nas universidades. “Através de iniciativas como essa, nós podemos pensar em políticas públicas e em programas de ingresso desses grandes talentos nas universidades”, disse.

De maneira itinerante, entre terça (24) e quinta-feira (26), os estudantes irão visitar as sedes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do MCTI, do Ministério da Educação, da Câmara dos Deputados, do Congresso Nacional e o SesiLab. A mostra faz parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece entre 5 e 10 de novembro.

Veja a programação desta quinta-feira (26)

Data Dia Hora Evento Local
26/9 quinta-feira 10h Mostra de banner no Congresso Câmara dos Deputados – Salão Mário Covas
26/9 quinta-feira 14h Visita aos parlamentares Congresso Nacional
26/9 quinta-feira 16h45 Visitação guiada no SesiLab SesiLab

Fonte: MCTI