falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Unitins empossa diretor e coordenadores de curso escolhidos em eleição direta - Consecti

Unitins empossa diretor e coordenadores de curso escolhidos em eleição direta - Consecti

Giro nos estados
09 agosto 2024

Unitins empossa diretor e coordenadores de curso escolhidos em eleição direta

O reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), professor Augusto Rezende, empossou nesta quarta-feira, 7, em solenidade bastante concorrida, o diretor do Câmpus Palmas, professor Ulisses Franklin Cunha, e os professores Thiago Magalhães de Lázari, coordenador do curso de Engenharia Agronômica, e Mariany Almeida Montino, coordenadora de Pedagogia, todos reeleitos, em eleição direta com participação de toda a comunidade acadêmica, realizada no primeiro semestre. Após os pronunciamentos, os eleitos assinaram o termo de posse e foram declarados empossados. O diretor do câmpus tem mandato de quatro anos e os coordenadores de curso, de dois anos.

Diretor Ulisses Cunha com o reitor Augusto Rezende


O professor Ulisses Cunha abriu os pronunciamentos falando em gratidão. Lembrou do seu passado de extrema pobreza no interior do Maranhão, que, segundo ele, o ensinou a ser grato a tudo. “A minha eterna gratidão pela oportunidade de estar aqui novamente à frente da direção do Câmpus Palmas”, declarou, citando que para trabalhar com educação é preciso gostar de gente e de se relacionar. “Vindo do lugar de onde vim, jamais imaginei chegar até aqui. Isso é algo que considero que melhora o mundo. Isso faz deste local um lugar de transformação. Desejo sucesso a cada um de vocês”.

O professor Thiago de Lázari agradeceu o apoio da comunidade acadêmica, estudantes e professores pela recondução ao cargo de coordenador do curso de Engenharia Agronômica, um desafio que, segundo ele, tem conseguido êxito em função do enorme apoio que tem da gestão da Universidade.

“Até quatro anos atrás não tínhamos esse privilégio aqui nesta casa. Os gestores eram escolhidos a dedo sem que a gente pudesse participar desse processo. Hoje, a gestão da Universidade Estadual do Tocantins conta com a participação de toda a comunidade acadêmica. Gostaria de agradecer a todos que participaram deste processo. Temos notado que o índice de participação da comunidade acadêmica vem melhorando a cada ano. É muito bom quando a gente tem esse direito de participar”.

 

“Gostaria de manifestar o meu profundo respeito por cada um dos acadêmicos. O engajamento na formação, a luta diária de acordar muito cedo, para não perder a condução, o ônibus, a carona; o enfrentamento de toda sorte de adversidade para estarem aqui todos os dias, e depois da aula correrem para o trabalho. E que dizer das mães desse curso? Da correria que é dobrada para dar conta de todos esses papéis e de também estarem aqui. Meu profundo respeito e minha admiração profunda por vocês. E em meio a toda a resistência desses acadêmicos ao final deste ano formamos nossa primeira turma”, discursou a professora Mariany Almeida, visivelmente emocionada.

 


A vice-reitora professora Darlene Castro, fez questão de destacar trechos das falas dos empossados para enaltecer o comprometimento deles na gestão da Universidade. “Resgatar aqui o que meus colegas falaram: O Ulisses falou de coragem: Thiago, de trabalho em equipe; Mariany reiterou a importância do pertencimento a esta universidade e a professora Alessandra chamou atenção para o exercício da gratidão. Essas palavras podem resumir o que nos move enquanto gestão e enquanto pessoas que acreditam no ensino superior. Isso é fruto de um trabalho que é regado por essa força e por essa vontade de fazer o ensino superior que a gente acredita para o nosso estado”, disse.

O reitor Augusto Rezende em seu pronunciamento fez um balanço altamente positivo das conquistas da Universidade que vive um momento muito especial, de crescimento de reconquista da sua credibilidade junto à sociedade. Ao final pediu aos acadêmicos disposição para viver um processo de transformação.

“Sejam fortes no propósito de vocês. E tenha certeza que o poder de transformação da educação que transformou e transforma nossas vidas, que motiva a cada um de nós a assumir todos os desafios que são colocados, é esse mesmo poder que vocês precisam ter a certeza que a Universidade Estadual do Tocantins proporciona a todos os tocantinenses. Uma universidade que é pública, paga com o dinheiro da contribuição do imposto de cada cidadão, daquele que ganha R$ 30 mil por mês e daquele que ganha um salário mínimo. E precisam valorizar essa universidade, que é referência em educação no Tocantins e na região Norte do Brasil”, finalizou.

Para o acadêmico João Victor Franca, do 4º período de Engenharia Agronômica, em time que está ganhando não se mexe. “Que sejam todos bem-vindos, foi uma escolha nossa, todos são pessoas que já trabalham conosco aqui e se vão continuar é porque, certamente, prestaram um bom trabalho. Acredito que vai ser bom para todos mantê-los em seus cargos. Esperamos que possam trazer ainda mais melhorias para o nosso câmpus”, disse.

“Concordo com todas as palavras do reitor. É importantíssimo que a gente possa participar. É maravilho saber que a gente pode escolher quem vai nos representar junto à gestão. No caso da professora Mariany, ela acompanhou toda a nossa trajetória, é uma pessoa comprometida. Então, é importante observar que os alunos tenham essa percepção de escolher quem melhor pode representar o nosso curso”, defende a acadêmica Luciene Cosme dos Santos, do 8º período do curso de Pedagogia, que considera a eleição direta um grande avanço.

Prestigiaram o evento ainda a a pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Czapski; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex); a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação interina, Leda Verônica Benevides Dantas; diretora do Câmpus Paraíso, Kênia Paulino de Queiroz; chefe de gabinete Rafael Verli Ribeiro; coordenadora do Centro de Idiomas, Vitória Libni; e a diretora de Comunicação, Andréia Fernandes.

Fonte: Unitins