falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação fala da importância da ACATE para ecossistema catarinense - Consecti

Secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação fala da importância da ACATE para ecossistema catarinense - Consecti

Giro nos estados
18 julho 2024

Secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação fala da importância da ACATE para ecossistema catarinense

No último dia 11/07, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, participou da cerimônia de posse dos novos integrantes da diretoria da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O evento reuniu grandes nomes do setor de inovação e empreendedorismo, destacando a posse do novo presidente da ACATE, Diego Brites Ramos, para o biênio 2024-2026.

Na oportunidade, empreendedores proeminentes do ecossistema foram homenageados e os novos membros da diretoria, que estarão à frente da associação nos próximos 2 anos, foram apresentados.

Em sua oportunidade de fala, Fett destacou a trajetória do novo presidente da entidade. Brites além de empreendedor, também é conhecido pela liderança no mercado. “Diego, além de um grande amigo, também é referência no meio empresarial, sempre dedicado ao empreendedorismo voltado à inovação e tecnologia”.
O secretário estadual destacou, também, em sua fala, a disponibilidade e investimentos do governo liderado pelo governador Jorginho Melo no fortalecimento do setor em Santa Catarina. Hoje o ecossistema de inovação representa 6,8% do PIB do estado, movimentando a economia e a geração de empregos, promovendo o desenvolvimento sustentável em seus 15 polos. Fett ressaltou a importância da parceria entre Governo do Estado e da ACATE para a formação de estratégias em prol fortalecimento do setor de inovação em Santa Catarina.

Das ações empregadas pelo Governo do Estado por determinação do governador Jorginho Mello, Fett citou iniciativa para a formação de capital humano; a revisão de programas de incentivos econômicos, os quais permitem que setores tradicionais da economia possam ser beneficiados ao investir em tecnologia e inovação; o fortalecimento da Rede Catarinense de Centros, por meio da descentralização de recursos; e o lançamento de programas de financiamento como o Pronampe Inovação; Fett também antecipou que o Governo a pedido do governador trabalha em o projeto que tem o foco na ampliação da infraestrutura de conectividade do Estado. O objetivo é ampliar a cobertura de internet nos 295 municípios catarinense.

Em um ano e meio trabalhando a frente da pasta, o secretário tem promovido uma verdadeira cruzada pelo estado buscando a aproximação entre o setor de tecnologia e inovação da economia tradicional catarinense, solo fértil para o desenvolvimento da chamada nova economia. Fett acredita que essa simbiose vai colocar Santa Catarina no topo da agenda nacional de agregação de valor do agronegócio, do setor industrial, do setor de logística, do comércio e do setor de tecnologia da informação e comunicação.

Na atual gestão, o governo bateu recordes de investimentos na Rede Catarinense de Centros de Inovação, trazendo a melhoria nas estruturas, além do fomento de novos projetos e eventos dentro dos centros de inovação. Essas ações corroboram com o objetivo de tornar Santa Catarina um estado cada vez mais inovador.

Para o novo presidente da entidade, Santa Catarina vive um momento especial de apoio ao setor, com a criação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação pelo governador Jorginho Mello.

Além do presidente Diego Ramos, foram empossados os vice-presidentes: Annalisa Blando Dal Zotto, Walmoli Gerber Jr, Tulio Duarte, Betina Zanetti Ramos, Moacir Marafon, Henrique Bilbao, César Griebeler e representantes dos conselhos deliberativo e fiscal e suplentes.

Fonte: SCTI SC